É BOM CONSEGUIR SER (E) TERNOS NAMORADOS

Eternos namorados... é bom conseguir sê-lo...

Feliz Dia dos Namorados... não importa que não seja o Dia dos Namorados,

mas todos os dias do ano devem sê-lo, pois havendo um amor sincero

e recíproco, namorar sempre é bom, ainda mais em quarentena conjunta...

Osculos e amplexos,

Marcial

É BOM CONSEGUIR SER (E) TERNOS NAMORADOS

Marcial Salaverry

Por vezes acontece algo interessante em um encontro entre duas criaturas, e logo ao primeiro contato parece existir algo como um imã, uma atração inicial irresistível, e o forte desejo de unirem-se para sempre, pelo menos pode ser essa a intenção inicial, e assim, consequentemente, inicia-se um relacionamento mais estável, que já foi chamado de noivado e casamento. Atualmente se resume no famoso “juntar de escovas de dentes”.

Ao encontrar um amor assim, logicamente pretende-se completar essa ligação que surgiu com tanto ímpeto, pois acredita-se ter encontrado quem vinha povoando aqueles lindos sonhos, esse certo alguém que seria o complemento ideal, mas nem sempre é o que ocorre, pois uma coisa é o que se cria na imaginação, e outra coisa é a pessoa de carne e osso que se tem à frente. Há que se cair na realidade, eis que dificilmente consegue-se encontrar aquele “alguém” que se idealiza. Cada pessoa tem sua personalidade, e portanto é preciso entender que aquele ideal imaginado é apenas um sonho, e isso começa a ser descoberto à medida que o relacionamento for se aprofundando.

Aquela atração inicial, aquela paixão toda, que parecia ser a realização de um mundo de sonhos, começa a ser uma realidade que pode não ser aquilo que se idealizou, e é preciso estar preparado para isso. Sabendo entender e administrar a paixão, pode-se transforma-la em um amor e, quando além da paixão, surge o amor, há a possibilidade de conhecer o outro como ser real, humano, com qualidades e defeitos, erros e acertos, e não aquela imagem adrede construída...

E é exatamente a partir daí que poderá começar um relacionamento verdadeiro, maduro, todo ele construído com avanços e recuos, alegrias e tristezas, muito diálogo, muita compreensão e respeito, exatamente o que será a real base de um relacionamento duradouro e feliz. Certamente surgirão problemas, desentendimentos, mas é na solução desses contratempos que poderá haver a base sólida que irá segurar todo o edifício, desde que exista o cimento da marca AMIZADE, sedimentando tudo...

Portanto, é preciso primeiro descobrir quem é realmente a parceria encontrada, e para tanto, é fundamental que exista em comum a vontade de construir uma ligação madura, não apenas baseada no imaginário, pois é na realidade da vida que existe a motivação para lutar, evoluir, melhorar e corrigir as diferenças de personalidade, entendendo que é preciso saber doar-se, e saber receber a doação vinda do outro lado...

Essa descoberta do ser real pode ser até mesmo dolorosa, mas certamente será necessária, principalmente se houver um mútuo entendimento, que pode ser conseguido com bastante diálogo. Essa é a real base de um bom e duradouro relacionamento, que acontece quando existe entre ambos a capacidade de aparar arestas e descobrir que estão mesmo dispostos a caminhar um ao lado do outro, e jamais um na frente do outro, e é quando se entende que diálogo, respeito, entendimento, solidariedade, amizade, são as reais bases, quando existir aquela cumplicidade apenas encontrada nas parcerias perfeitas.

A sinceridade e o respeito são fundamentais, e para tanto, é preciso saber comunicar necessidades e desejos. Não se pode simplesmente esperar que o parceiro adivinhe o que se deseja, e justamente por isso, deve-se sempre manter o canal de comunicação aberto, e é preciso sempre estar prontos para expor as dúvidas, bem como para escutar o que o parceiro tem a dizer...

Falar por metáforas, ou deixar as coisas no ar, é uma omissão dos reais sentimentos, o que deve ser evitado, uma vez que deve haver sempre sinceridade e comunicabilidade entre ambos, possibilitando o entendimento, criando uma cumplicidade que só poderá ser benéfica para o relacionamento. Ambos devem ter a mesma voz, os mesmos direitos, os mesmos deveres, a mesma liberdade de opção, de trocar idéias.

Não se pode tomar uma atitude típica de uma ligação imatura, reagindo, fingindo, ou mesmo se submetendo. É importante isto sim, treinar mais a ação do que a reação, tendo atitudes mais construtivas, mais bem pensadas, mostrando maturidade e desejo de acertar tudo.

Assim, com um relacionamento mais adulto, aprende-se a valorizar não só os próprios desejos, mas sim, os desejos de ambos, e dessa maneira, aprendendo a resolver os problemas em conjunto, numa divisão de responsabilidades, que irá solidificar a união, dando qualidade ao relacionamento, e garantindo sua durabilidade, pois é um compromisso mútuo, que possibilita o equilíbrio da relação.

O equilíbrio adequado é alcançado com o descobrimento das características de personalidade de cada um, chegando-se à conclusão de que a questão básica em um relacionamento maduro não é encontrar um parceiro perfeito, aquele imaginado nos sonhos, mas sim a adequação entre ambos, para que a parceria seja perfeita. Não é um que complementa o outro. O certo é ambos se completarem, formando um par que possa caminhar sempre junto, preferencialmente, de mãos dadas pela vida.

Logicamente, um relacionamento saudável não é fácil, é uma tarefa muito difícil, um trabalho árduo, é antes de tudo, um compromisso com a coragem e o desejo de crescer ou mudar.

Assim se conseguem bons relacionamentos duradouros, sendo ternos e eternos namorados, algo que pode durar a vida toda com luz, paz, amizade, amor...

Desejo que todos tenham UM FELIZ E LINDO DIA, e que consigam viver algo assim que, acreditem, não é mera utopia, existe sim... Garanto...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 11/05/2020
Código do texto: T6943898
Classificação de conteúdo: seguro