Streamer

A vida de professor não é nada fácil. Acredito que todo professor já passou pelo constrangimento de ouvir aquela perguntinha trivial “mas você só dá aula?”. Ah, se você é um professor tenho certeza que já ouviu. Certo dia, conversando com minha mãe, eu mal acabara de lhe contar que achava constrangedora essa pergunta, e ela fez a mesma pergunta sobre um colega meu:

- Mas, ele só dá aula?

Soltei um berro.

Em tempos de pandemia, creio eu que esse professor “que só dá aula” esteja ganhando mais alguns atributos. Por exemplo, essa semana vi uma mensagem de uma mãe dizendo que estava esperando o governo dividir o salário dos professores com ela, pois estava muito difícil fazer o papel daquele “que só dá aula”. Em contrapartida, viralizou um áudio de uma criança que dizia que estava morrendo de saudade da professora, e a mamãe não ensinava como ela.

É surpreendente como esse profissional tão banalizado é também inexplicavelmente essencial. Um exemplo, bem simples que posso lhe dar, é que se você está lendo este texto agora, é porque provavelmente um professor o ensinou a ler.

Ser professor é também aprender, um aprender quase diário. Com a chegada dessa pandemia então, a classe teve que aprender milhões de coisas em uma semana, como dizem por aí, “aprendeu a se virar nos trinta”. Agora é assim, grupo de WhatsApp virou sala de professores. E é tutorial, planilhas, Google Classroom, Meet, experiências positivas, experiências negativas, mensagens que não se findam. Enfim, aquele povo que não cansa de falar em aula.

Conquanto, o que mais marcou minha aprendizagem nesse período de distanciamento social, foi o dia em que aprendi a palavra streamer. Estava eu em videochamada com uma turma, e conversa vai, conversa vem, chegamos no assunto sobre o mau exemplo de blogueiros e influenciadores digitais nas redes sociais. De repente, um dos alunos comentou:

- Pior foi uma streamer que deu vodka para seu gato!”.

Juro que me vi em situação complicada, pois não sabia o significado de streamer. Como era a minha primeira videochamada com a turma, fingi naturalidade, não questionei o significado da palavra (pois não queria parecer atrasada no vocabulário internetês) e prossegui com a aula.

A aula por videochamada foi um sucesso! Ou como dizem os alunos, arrasamos! Mas, adivinhem a primeira coisa que fiz assim que terminei aula?... Isso mesmo, corri no Google e pesquisei o significado da palavra Streamer. “Quanta falta faz um professor de Inglês né, minha filha?”