CONVERSANDO SOBRE AMORES E CONQUISTAS

Amores... conquistas...

são coisas que fazem parte da vida de todos nós...

Quem nunca as teve?

Osculos e amplexos,

Marcial

CONVERSANDO SOBRE AMORES E CONQUISTAS

Marcial Salaverry

Algo lido e ouvido por aí, nos indica que por causa de certos contratempos sofridos, certos revezes no campo amoroso, algumas pessoas podem ficar com medo de amar, e nesse sentido uma pessoa muito amiga escreveu-me dizendo estar com medo de amar novamente, por temer se machucar. Claro, dizem que "gato escaldado tem medo de água fria", e alguém que não se deu bem no campo amoroso, vai relutar muito antes de se envolver novamente, não querendo sofrer novamente, o que é lógico e natural...

Assim, por se tratar de um assunto muito delicado e que envolve muitas coisas, mexendo com o mais fundo dos sentimentos, fui buscar orientação em fontes seguras.

Creio ter encontrado um ponto de partida numa mensagem do Dalai Lama, que sabiamente diz:

"Lembre-se de que grandes amores e grandes conquistas envolvem riscos."

Partindo desse princípio, é claro que para se encontrar o amor, não basta ir ao supermercado pegar na gôndola, passar no caixa e assim levar para o casa o desejado amor. Seria teoricamente uma beleza se assim fosse, mas assim o mundo não teria graça, pois o interessante é justamente essa perspectiva do imponderável. É aquela dúvida sobre se dará ou não certo o romance ainda incipiente, saber se haverá ou não perspectivas de futuro.

Claro que existem riscos, pois o amor não é um sentimento unilateral. Para ser bom, tem que haver uma reciprocidade total e completa, caso contrário alguém vai sofrer. E nem sempre acontece o amor ser compartilhado. Nem sempre amamos quem nos ama, ou somos amados por quem amamos, e são essas incertezas que dão o toque de emoção nessa história de conquistas amorosas.

O bom da história, é quando a conquista é simultânea. Ambos sentem a mesma emoção, e o mesmo sentimento, e preferencialmente, ao mesmo tempo, conquistando-se mutuamente. Quando assim acontece, é uma beleza, é quando acontece aquele amor que dura a vida inteira, que vê os anos passarem, e não arrefece, chegando às bodas de ouro, de diamante, e até onde Deus permita...

Por que amamos? Pela própria necessidade que qualquer ser vivo tem, que é compartilhar a vida com outra pessoa. A solidão, na maioria das vezes, dizem que é má conselheira, faz as pessoas se amargurarem. Sempre é mais difícil viver-se na solidão. Daí a procura pelo amor. Daí querermos amar alguém, mas deveremos encontrar a reciprocidade, mesmo que esse alguem seja uma amizade, um filho, um neto ou um bisneto, pois o amor só funciona em mão dupla.

Todavia, como saber a quem amar? Para que esse sentimento possa nos trazer a felicidade, é preciso que encontremos na parceria uma certa cumplicidade, tem que haver um entendimento, uma série de afinidades, o que contraria a idéia que nos é passada por romances, filmes, novelas, segundo a qual temos que nos apaixonar perdidamente para sermos felizes, mas a verdade não é por aí, pois a paixão é uma atração física e se desgasta com a convivência, enquanto que o amor verdadeiro se solidifica quanto mais passa o tempo, já que os anos vividos juntos nesse amor tranquilo mostram que os parceiros tem tudo a ver. Ou não. É algo sentido na alma, e a alma é imortal...

Talvez não seja esse o amor vivido com amor e amizade, seja o que muitas pessoas idealizam. Querem viver grandes emoções. E é aí que mora o perigo.

Muitas vezes, por causa de uma atração física muito forte, as pessoas se entregam totalmente, "entram de cabeça" nesse romance. Só que para um dos dois lados a atração passa mais depressa, e é onde alguém "se machuca", e acaba sofrendo.

Antes de se entregar totalmente a um amor assim, temos sempre que estudar um pouco a personalidade da outra pessoa. Se a convivência poderá ser boa, se existe alguma afinidade entre ambos. Sempre é perigoso deixar a paixão correr livre antes de se ter certeza de que a relação poderá mesmo dar certo, sempre lembrando da efemeridade da paixão, que pode se desgastar ràpidamente... Quanto a viver uma paixão, isso é ótimo, desde que se mantenha os pés no chão, entendendo que isso pode não passar de uma aventura fugaz, o que sempre é bom, para quebrar a monotonia da vida, mas sem esquecer deque um amor de verdade jamais poderá ser deixado de lado, por mais que a chama da paixão chame, pois como é chama, pode logo se apagar......

Bem crianças, espero que todos tenham juízo, e assim, tenham UM LINDO DIA, e se possível sabendo dar o devido valor para aquele amor de verdade, aquele amor de sempre, que não se pode deixar de lado...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 15/05/2020
Código do texto: T6947861
Classificação de conteúdo: seguro