Compasso a passo

1990: Fevereiro: a gente ingressa na 5a Série. É, com efeito, um ingresso num universo que, nos próximos três anos, se mostrará pleno de eventos, descobertas, sentimentos e saudades (o Ensino Médio irá deixar algumas marcas, mas já não trarão o mesmo peso, o mesmo valor sentimental).

A gente vai contar com disciplinas como História, Matemática, Português, Geografia, Educação Artística, Ciências e Inglês. Até então eram só Língua Portuguesa, Matemática e Estudos Sociais.

O tempo é novo. Os estudos são novos e mais sérios. Os professores serão vários. A gente vai aprender, na prática, o sentido das palavras Estudo e Responsabilidade. Os compromissos começam a aparecer em maior quantidade.

Paixões marcarão esse novo caminho. A "perda da inocência" (aproximações de gradativa intimidade com pessoas do sexo oposto) será uma possibilidade a ser considerada -- e teremos de arcar com as lembranças disso. Como a gente irá lidar com essas descobertas dali um tempo vai depender da nossa decisão em deixar a infância para trás e aceitar a ponte entre ela e a fase adulta (conheço uma pessoa que mantém o adulto e a criança andando lado a lado dentro dela...).

Paixões: a música no rádio vai fazer ela lembrar dele e ele pensar naquela de quem ele gosta. Não me perguntem por quem os sinos dobram; eles dobram por Eles (pessoas especiais para nós, que sequer sabem disso...).

"Você é a música enquanto ela toca": onde é que eu fui ler isso mesmo? Parece música dos anos 60. É de algum filme ou disco famoso. Talvez algum livro ou poema. Não me recordo por ora. Mas essas linhas bastam.

Esses dez meses que virão trarão possibilidades de descobrir coisas. Que sequer imaginávamos. Eu quero namorar -- mas tenho medo. Isso me fará uma pessoa mais velha, com mais compromissos, mais madura. Irá custar minha liberdade e minha paz. Eu NÃO quero namorar. Nem beijar ninguém! Só curtir a música que toca no rádio: Titãs, Oingo Boingo, Phil Collins, Ramones, Tears for Fears, Snap! e alguma outra coisa mais dos anos 80 e que ainda rola no Rádio -- na Transamérica 100,1 FM.

(A Professora Cida, de Educação Artística, nos apresentou o compasso. A gente irá usá-lo nalgumas lições.)