Código de Conduta de Fernando Pessoa

1 – Nunca deixar ou retrair-se do propósito de fazer o bem à humanidade.

2 – Nunca escrever coisas sensuais, ou de outro tipo más que possam ser causa de dano e ofensa aos que lerem.

3 – Nunca esquecer, ao atacar a religião em nome da verdade, que a religião só é substituída com dificuldade e que o pobre ser humano chora nas trevas.

4 – Nunca esquecer os sofrimentos e as doenças dos homens.

Fernando Pessoa escreveu este código de conduta para si mesmo aos dezessete anos.

É interessante notar que, como ortônimo, ou seja como ele mesmo, Fernando Pessoa consegue se manter, no que escreve, dentro desse código de conduta. Já com seus heterônimos isso nem sempre acontece.

Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro, seus principais heterônimos são personagens totalmente contraditórios entre si, e ele próprio. Através deles ele vai contra seu próprio código de conduta com posturas e filosofias, muitas vezes, totalmente contraditórias.

Não acredito que isso fosse apenas uma forma de licenciosidade poética. Talvez tenha sido uma maneira de lidar com seus próprios conflitos. Ou uma forma de se colocar no lugar de pessoas com as quais ele não concordava.

Quem sabe ainda fosse uma maneira de expressar pensamentos que não caberiam em uma só pessoa.

Pode até mesmo ter sido uma demonstração de humildade ao admitir que, até mesmo nossos códigos de conduta não são constituídos de verdades absolutas e muitas vezes precisam ser revistos, porém nem sempre temos coragem para fazê-lo, a não ser através de “máscaras”, disfarçando assim nossa própria hipocrisia.

Vai saber... são apenas especulações de minha parte.

(Francisco de Assis Góis)

ChicoDeGois
Enviado por ChicoDeGois em 22/05/2020
Reeditado em 23/05/2020
Código do texto: T6955448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.