A IGNORÂNCIA QUE NOS PRIVA DE UM GRANDE PRAZER

Aprender deveria ser algo imprescindível e constante ao ser humano! Pois o aprendizado significa também se tornar uma pessoa melhor! E todos nós sempre temos o que melhorar em algum ou em vários aspectos! É até de se causar espanto quando alguém diz que prefere ser do jeito que é, que não quer e nem precisa se modificar! Que não deseja evoluir! Ao que nos parece, pessoas assim podem até ter vontade de enxergar algo novo, mas deixam o medo apoderar de seus pensamentos e atitudes. Como sempre diz o Padre Antônio Alvimar, “é preciso coragem!” Na verdade não é necessário que deixemos de ser quem somos. No entanto em tudo na vida para alcançarmos algo maior é necessário o primeiro passo - desprender-se de si mesmo! A despeito do que trazemos e construímos internamente em nós, de forma imperceptível aos olhos, mas notável em nossas atitudes, pode ser que vivamos conforme o ritmo e a percepção que temos simplesmente do que está ao nosso redor. Há um provérbio popular que nos diz que “os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender”.

A palavra de origem latina “prehendere” significa, segundo o dicionário, “levar para junto de si”. Então não basta-nos repetir algo como a um papagaio. Ou mesmo apenas entender superficialmente sobre um assunto. Para uma boa instrução é imperativo que o que se almeja possa a partir dali fazer parte de nós. Vejamos como é algo denso professar que algo faz parte de si! Há vários entendimentos que nos levam a compreender como se dá o conhecimento. Mas é clarividente que uma das formas é através da reflexão. E refletir tem também a conotação de meditar, de se ver junto ao que se almeja ou se espera. Quando queremos que algo se torne parte de nosso hábito é necessário se ver diante do que se busca. Como a um espelho em que assistimos a nossa própria imagem ali e podemos fazer uma associação, uma análise e avaliação aprofundada para então termos gravado em nosso consciente e subconsciente.

É como na pré-escola, quando o professor à frente da turma conta uma história, envolve as crianças com o assunto e demonstra o que é certo ou o que é errado e nos fala qual é o caminho! Então ele vai até o quadro e escreve, desenha, pergunta a todos sobre o assunto desenvolvido! São também ensaios e colocar em prática! Pensar, igualmente como as experiências vividas por outros, pode agregar e nos ajuda a viver melhor! Quando realmente nos apossamos do “aprender” ele nos antecipa, nos ajuda a olhar adiante e podemos evitar cairmos em ciladas, em abismos. O exercício da compreensão nos faz enxergar mais a frente, nos tira da escuridão! E também para alcançarmos o patamar do saber, do conhecimento e aprendizado temos que desenvolver inevitavelmente humildade e paciência! Não se obtém sabedoria em um dia ou em uma noite! É um exercício constante! “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer” nas palavras do filósofo grego Aristóteles. E ele ainda continua “a alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais”.

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 24/05/2020
Código do texto: T6956648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.