É VITAL CUIDAR DE NOSSA SAÚDE

Atualmente estamos passando por um momento, em que a vida

está diretamente ligada aos cuidados com a saúde, mas infelizmente

tem muitos que não estão acreditando no que vem acontecendo,

e pode ser que acordem quando for tarde demais...

A saúde é tão maltratada pelos principais interessados,

que ainda reclamam quando ela dá um chega pra lá...

Osculos e amplexos,

Marcial

É VITAL CUIDAR DE NOSSA SAÚDE

Marcial Salaverry

Existe algo que deveria ser prioridade absoluta em nossa vida, mas nem sempre lhe damos a atenção que deveríamos dar, e assim, vamos falar sobre o assunto mais importante para nosso organismo: A SAÚDE, ainda mais considerando que essa "visita indesejável" que está por aí mexendo com o juízo de todos...

A saúde vem sendo tão desprezada, mas tão desprezada por todos, ou quase todos, que às vezes fica tão desesperada, e então tenta o suicídio, e é nesse momento crítico que todos se lembram dela. Mas é tão somente quando ela tenta se despedir, é que nos agarramos a ela, e percebemos o quão importante é para nós. E não queremos que a infeliz nos deixe. E toca correr atrás de médicos que possam cuidá-la. E quando o médico sacode a cabeça e diz que o negócio "tá feio", pensamos em Deus, nos orixás, nas simpatias, nos curandeiros, enfim, procuramos de tudo para tentar salvá-la.

Agora fica uma pergunta: A prevenção, os cuidados que deveriam ter sido tomados, ficaram aonde? A pouca ou nenhuma importância que foi dada aos avisos sobre os cuidados necesssários, ficaram aonde? Por que os cuidados devidos não foram observados?

Também podemos notar que existem pessoas que enfrentam a, digamos, idosidade com tranquilidade. Mas isso foi porque, pelo menos em certa altura da vida, resolveram acordar, e começaram a tomar pelo menos algumas medidas preventivas.

Contudo, tem muita gente que simplesmente ignora quaisquer cuidados, com o pensamento fixo de que "comigo é diferente", e continuam a comer de tudo, sem procurar ao menos diminuir os alimentos que lhe são nocivos (cada caso é um caso, não se pode generalizar), continuam a fumar, que é o maior crime que alguém pode cometer para consigo mesmo, continuam a ingerir bebidas alcoólicas em grandes quantidades (bem dosado, o álcool até chega a ser benéfico), enfim, são criaturas que se recusam a promover quaisquer alterações em sua maneira de viver, "porque não vale a pena mudar" ou "quando for preciso, tudo bem, mudo". E agora o pensamento é "Máscaras, isolamento, pra que?" Assim, se acontecer o pior, o infeliz bovídeo já pode estar até a pontinha dos chifres atolado na região pantanosa... E toca a lamentar pelos cuidados não observados...

O mais triste é que, em alguns casos, vemos pessoas que, por se recusarem a procurar médicos, a fazer os famosos "exames preventivos", quando acordam, é tarde demais. Conheço alguns casos assim, nos quais, existem certos preconceitos idiotas que cercam alguns exames preventivos. O mais clássico desses, é o famoso "toque retal" que muitos (e bota muitos nisso) homens se recusam a fazer para o exame de próstata (não sei se esses que se recusam, só o fazem por medo de se apaixonar pelo urologista, mas devem ter confiança em seus sentimentos...) e, quando acordam, o câncer já tomou conta e aí, lá vai a ruminante fêmea...

Crianças, o câncer de próstata, diagnosticado a tempo é facilmente curável. Aos primeiros sintomas, e até mesmo sem eles, deve-se fazer o exame anual após os 40 anos, pelo menos. Isso pode evitar tantos aborrecimentos...

As mulheres também têm seus melindres. Houve o caso de uma senhora vizinha do meu prédio, que sempre se recusava a procurar ginecologistas, pois não admitia mostrar as "partes baixas" a quem quer que fosse. Resultado, quando não teve mais jeito, ela já estava literalmente "podre" e o máximo que os médicos conseguiram fazer, foi chamar o padre.

Outra coisa que muitos ignoram, mas que é importantíssimo para a saúde, é o consumo de água. No mínimo, devem ser consumidos 2 litros de água por dia. Preserva bem a saúde. E muitos, por ignorar esse fator benéfico, quase não tomam água, e acabam sofrendo as consequencias mais tarde...

Para essas, e para tantas outras doenças, existem os exames preventivos, que sempre devem ser feitos, principalmente após dobrar o famoso Cabo da Boa Esperança dos 40 anos.

Pode parecer ridículo, mas tanto para homens como para mulheres, a idade mais perigosa é a década entre os 40 e 50 anos. É quando se precisa fazer os famosos, falados e temidos, exames preventivos. Um check-up anual não faz mal a ninguém.

E não custa lembrar do COVID, que não precisa de convite para entrar, e os cuidados necessários não podem ser desprezados...

Para os sobreviventes, a praia vai continuar no mesmo lugar, os shopings, cinemas e bailes vão voltar... Vamos saber esperar?

Esperando que este alerta seja bem recebido, desejo a todos UM LINDO DIA, e espero ainda poder desejá-lo por mais tempo ainda... Quem viver, verá...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 05/06/2020
Código do texto: T6968297
Classificação de conteúdo: seguro