Atmosfera embriagante da paisagem diária

Estava feliz. De sorte que, em ali chegando, novos doces perfilados, (coloridos em silêncio), anunciavam a graça de viver. Doces lançados em tabuleiros entre ruídos vindos da praça central. Estelinha sabia do meu amor confesso. Refutava o amor compreendido entre saídas inesperadas murmurando: seu bobinho. Eu, coronel de lobisomens, reduzido a diminutivo simplório, adorava até mesmo essa modalidade de recusa. Ai de quem lhe fizesse algum mal! Dissuadida ela ciciava: eu é! Pois devia amar! Tocava nossos corações a melodia “Our Love Dream” de Terry Winter no pequeno radinho nesse final da tarde. Amarrado à empreitada do sonho momentâneo, nessa maravilhosa experiência de comer o acriançado quindim, observei o alvoroço do povo. Elga na cozinha sorria para minha cara de pato e bossa nova. Não posso compreender tanta aspereza com Ritinha por parte de Estelinha... Ritinha trabalhava bem séria, contando dinheiro alheio na caixa registradora. Séria, reta, responsável. Recebia ordens com o dedo indicador no nariz para tarefas discordantes da função executiva de apenas dar troco e receber do alheio. Ficava besta observando... Tentando compreender, desbrugar o mecanismo produtivo da confeitaria: Ângelo na contabilidade ou Sérgio. Lise na caixa registradora, Estelinha metendo o dedo na cara de Ritinha cuidava do preparo dos quitutes. Fosse romântico este, incrédulo inconcebível, perdia logo de vez a timidez. Oferecia-lhe emprego novo na empresa de amigo que não via há diversos anos. São assim as certezas de confeitarias... Não estivesse comido de dívidas e pendências oriundos da amarga recessão de 2020.

Antes de morder o doce detinha os olhos para o franjado azul da toalha de mesa. Lembrava minha avó com seu tricô. Na rua a multidão gritava palavras de ordem com cartazes:

O presidente deseja ser oligarca único no poder!

Estava temente o povo do Brasil. Temente de mais esse abalo sujo e desonesto da história. Gente perseguida, desumanidades sem nenhuma providência. Era preciso esquecer esta parte, desmentir para si mesmo esta realidade ignóbil. Para não estragar a humilhante realidade se ser feliz diante de um mero quindim. Doce inerte ante as influências malignas do poder discricionário. Limpo de mágoas gastei algumas horas de felicidade próximo da janela. A janela naquele instante foi a alma dos meus olhos.