Peça de Brecht

ACHO que Bertolt Brecht foi um dos maiores grandes dramaturgos. U dos maiores, preocupado nao apenas com a arte em si mas com a condição humana e a justiça. Há uma peça dele que é um exemplo de sensibilidade para tratar desses temas, incluindo, claro, o caráter forme das pessoas mais humildes. Refiro-me à peça,se não me engano, "Círculo de Giz".

Ela conta uma história passada numa província russa, parece que no Cáucaso, quando eclodiu uma revolta e matam e tocam fogo na casa do governador. Quando a mulher dele vê tudo em chamas, em vez de tentar salvar o filhinho resolve salvar as jóias e outras preciosidades, na certa também dinheiro, pega a bufunfa e dá o fora. Uma criada ouvindo os gritos da criança salva-a e a leva para casa onde começa a criar como seu filho.

Pois bem, tempos depois a revolta já abafada,a mãe volta por cima da carne seca e exige a devolução do filho. masa criada se nega a devolvê-lo, alegando: "Assim como a terra deve pertencer a quem trabalha nela, só tem direito aos filhos quem de fato se preocupa com eles". Resultado, a pendenga vai parar na justiça. Diante do impasse um juiz de verdade (há os de mentira) toma uma medida à primeira vista cruel: manda desenhar um círculo de giz no chão e depois manda colocar a criança no meio dele, e diz às duas mulheres que cada uma deve puxar por um dos braços da criança,a que primeiro retirá-lo do círculo ficará com ele. A mãe concorda imediatamente. Mas a criada não concorda, prefere devolver a criança a maltratá-la. O juiz convencido da frieza e maldade da mãe, decide que acriança deve ficar com a criada.

Penso que esse enredo é muito atual,tanto no tocante à reflexão da condição humana comoda necessidade de exemplos de justiça.

Precisamos ler Brecht. É atualíssimo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/07/2020
Código do texto: T6993008
Classificação de conteúdo: seguro