NÃO HÁ COMO FUGIR DE SUA REALIDADE.

Não conheço nada tão incisivo em retrato de uma vida do que frase do pacifista Gandhi. “Eu não tenho mensagem, minha mensagem é minha vida”.

Memória, culpa e reconhecimento caminham juntos, durante toda a vida. Memória veste o corpo incorporeamente, e flui. Habita nossa consciência, tribunal inigualável por estar dentro de nós. Dessa soberania não podermos fugir.

A vontade de ser “dominus” do que não se alcançou invade as gentes. O desconhecimento que se quer como conhecedor ataca como epidemia a vasta ignorância da humanidade. Por isso torna-se difusa a inveja, irmã do complexo, e madrinha da caminhada “pela rama”. Mas é condição numerosa de uma coletividade que para se satisfazer, espalha e aumenta desconhecimento. Gostam disso.

E ninguém mudará o circo opinioso da frustração sem riso em saber que não sabe. Mais vale a ignorância que aprende do que a vaidade que percorre a vida com uma mensagem manca e bota.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 02/07/2020
Reeditado em 02/07/2020
Código do texto: T6993987
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.