HAVERÁ UM NOVO DIA!

Os dias são iguais apenas na duração do tempo convencional, já que a forma como nós vivemos e sentimos é imprevisível.

Há dias em que acordamos alegres e confiamos que vamos seguir o que está na agenda, mas, por algum imprevisto, não conseguimos realizar nada do que havíamos planejado.

Há dias em que, mesmo o sol brilhando lá fora, ele vai estar nublado e carrancudo, para alguns. E há dias em que, muitos darão graças, porque foram maravilhosos. É assim a vida. Por mais que a planejemos, as incertezas mudam as rotas, entretanto, o que não deve mudar nunca são os nossos propósitos.

Portanto, tem aqueles dias que vamos dormir querendo que o amanhã seja diferente, que possamos conseguir respostas para algumas indagações. Por exemplo: quando as pessoas vão começar a olhar umas para outras com empatia? Quando, nesse mundo individualista, vai haver aqueles que agirão com mais complacência? É bom que nos lembremos que há quem não tem nada, nem sequer esperança, contudo, é gente como nós, às vezes esperando uma palavra, um gesto, apenas isso.

Queria que alguém me respondesse: por que o outro não age comigo da mesma forma que gostaria que eu agisse com ele? Por que só posso dar se antes eu receber? Por que as pessoas confundem retribuir com merecer?

Particularmente, acho que reconhecer é saber que o outro, ao fazer algo, sente prazer, gosta, esmera-se em agradar, mas sem esperar nada em troca. Confunde-se, muitas vezes, um gesto concreto de reconhecimento por merecimento, apenas como gratidão, esquecendo que, o verdadeiro reconhecimento não tem preço, e sim, um valor inestimável.

Ah, dar presentes pode ser apenas um gesto de agradecer, de lembrar, de convenção. Estar, no entanto, presente na vida de uma pessoa é o que, de fato, faz diferença e sentido, já que permanece registrado na memória, e não apenas guardado como lembrança em uma gaveta ou armário.

Obviamente, reconheço que fomos orientados a retribuir e, talvez, por isso, muitas vezes nos decepcionamos, geramos expectativas, e as possibilidades de frustrações são maiores do que quando apenas construímos perspectivas.

Por isso, continuo acreditando que amanhã será um novo dia e, mesmo diante das imprevisibilidades, resta-me a esperança de que haja pessoas melhores que podem, efetivamente, transformar os dias e a vida de muitas outras, simplesmente com um sincero e sorridente “bom dia!”
 
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 03/07/2020
Código do texto: T6994916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.