Professor (28.11.2017)

Talvez, só pelo título, muitos já tenham perdido o interesse em ler este texto, mas o escreverei assim mesmo. Pois não o faço para quem não quer, mas sim para quem tem prazer em ler.

Você já parou para pensar que o professor pode chegar a ter dois ou, até mesmo, três "Primeiro dia de Aula"? Salvo quando mudam de colégio durante a sua vida estudantil ou algo assim... Tudo bem, explico:

Todos os professores que tivemos, assim como nós, também tiveram seus primeiros dias de aula quando eram crianças... O dia em que começariam a descobrir o mundo de outra forma, com pessoas que eles não conheciam desde que nasceram e que não moravam junto com eles.

Alguns anos depois, veio o primeiro dia de aula na faculdade, em que eles, novamente, ingressaram em um mundo completamente diferente (se comparado com o mundo em que viveram durante quase toda a sua vida, na escola). Na faculdade foi onde eles aprenderam, ou aprimoraram, a habilidade de ensinar aquilo de que sempre gostaram, para outras pessoas.

Depois, veio o primeiro dia de aula em que, para ele, os papéis estavam invertidos: agora, é ele quem vai ministrar a aula para pessoas que ali estão para buscar o conhecimento que ele tem para passar... Ou não.

Existem, sem dúvidas e de modo infeliz, casos de pessoas que ignoram completamente essa jornada de aprendizado e muito trabalho realizada pela pessoa que fez com que você, por exemplo, chegasse onde está hoje. Não importa se é engenheiro, médico, imperador ou presidente! Pelo menos uma vez que seja, você passou por um professor... Sejam seus pais ou os professores que encontramos nas escolas e universidades...

O quão melhor seria o mundo se todos entendessem o verdadeiro valor que um professor tem na vida de... Bem, todo mundo?! Eles não são contratados somente para passar o conteúdo, mas estão ali, também, para nos dar lições de vida que temos de levar por toda essa existência... Cabe só a nós decidir se vamos ou não dar ouvidos a eles...

E é mais ou menos aí que está o problema.

Muitos decidem ir pelo caminho em que o esforço de pensar não é necessário e acabam tornando-se aquelas pessoas que dizem asneiras do tipo:

- Meus professores nada são para mim. Nem nunca vão ser!

Chego até a sentir pena de gente assim.

Mas, às vezes, penso que seja bom alguém entrar no ramo da educação por amor, pois assim podemos ter contado com os melhores profissionais da área.

Do jeito que está hoje, não podemos querer mudar completamente a mente dos alunos, mas conscientizar aqueles por quem valem a pena o esforço e a dedicação.

E, se assim ele um dia quiser, o professor poderá ter seu quarto “Primeiro dia de Aula”, quando seu filho iniciar toda a jornada pela qual ele passou... Mesmo que vá, por ventura, em um futuro não muito longe, optar por outra profissão.

Paulia Barreto

Paulia Barreto
Enviado por Paulia Barreto em 06/07/2020
Reeditado em 10/07/2020
Código do texto: T6997429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.