Putin, a partir de agora deverá ser assim!

– Vladimir, não te esqueças de uma coisa: fui eu quem te catequizei! Naquelas tardes frias de Sábado – eu te levando pela mão –, caminhávamos pelas ruas de São Petersburgo rumo à Catedral. Eras um menino com apenas seis anos de idade... Quanta chuva... Quanta neve... Quantas vezes...

Vladimir Vladimirovitch Putin, presidente da Rússia, com o olhar vidrado sobre a mesa parece desconectar por um lapso de tempo e viajar no tapete mágico da sua imaginação... após ouvir essas palavras ditas por sua tia Martina Putina, 86 anos, ao entrar de forma abrupta em seu imenso escritório no Kremlin.

Como naquele tempo – respeito incondicional –; dela ele aguenta tudo... Ela continua, gesticulando com uma postura quase de espadachim:

– Fiquei sabendo da última! Ganhaste o referendo do Pacote de mudanças constitucionais que incluem emendas sobre salário mínimo a partir de um cálculo de renda mínima, correção das aposentadorias pela inflação e impedimento do casamento entre homossexuais, entre outros! Sorrateiramente, como uma raposa velha, colocaste com a ajuda da tua amiga astronauta e, agora, deputada Valentina Tereshkova – como um adendo perdido no pacotão – a possibilidade de seres reeleito por mais dois mandatos de seis anos a partir de 2024, quando terminares este, se assim o desejares...

– Não te esqueças, Vladimir, de que és um cristão! Em novembro de 2013, ao visitares o Papa Francisco, beijaste diante dele um ícone da Virgem Maria que levaste de presente.

– Pensas que és um gato de sete vidas que podes te tornar candidato-eleito eternamente? Lembra-te deste detalhe! Quando o Anjo do Senhor comunica em sonho a José de que Maria concebeu Jesus por ação do Espírito Santo (cf. Mt 1, 20), refere-se a Ele como Emanuel, quer dizer: Deus está conosco.

– Não contigo, nem comigo... Conosco!!! Vladimir, pensa comunitariamente! Jesus não é o teu Deus que veio para te ajudar... Ele é o Deus de todos que veio para ajudar a todos! E tu és apenas mais um... Não invertas as coisas!

– Escuta só este texto da 1ª Carta de São Pedro que escolhi para fazer minha meditação inaciana hoje de manhã:

“Pela obediência à verdade vocês se purificaram, a fim de praticar um amor fraterno sem hipocrisia. Com ardor e de coração sincero amem-se uns aos outros. Vocês nasceram de novo, não de uma semente mortal, mas imortal por meio da palavra de Deus, que é viva e que permanece. De fato, toda carne é como erva e toda sua glória é como flor da erva: a erva seca e a flor cai; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E essa é a palavra que foi anunciada a vocês.

Portanto, rejeitem qualquer maldade, toda mentira, todas as formas de hipocrisia e inveja e toda maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem o leite puro da Palavra, a fim de que vocês, com esse leite, cresçam para a salvação, pois já provaram que o Senhor é bom”. (1 Pd 1, 22 – 2, 3)

Antes de sair porta fora, a titia olhou bem firme para as pupilas do sobrinho e disse:

– Putin, a partir de agora deverá ser assim!

BLOOOM! Bateu a porta como um vento impetuoso...