Lançamento do Livro A Paraíba na crise do século XVIII

Lançamento do Livro de Elza Régis de Oliveira

por: maria do socorro cardoso xavier

Aconteceu ontem, dia 18 de outubro de 2007 às 18 horas, na Fundação Casa de José Américo em João Pessoa, estado da Paraíba, o lançamento do livro já em 2ª. Edição, A PARAÍBA NA CRISE DO SÉCULO XVIII- subordinação e autonomia [1755-1799], de autoria da professora da UFPB, Elza Regis de Oliveira, ora aposentada.

A autora possui doutorado e realizou pesquisas em Lisboa. Lecionou na Universidade Federal da Paraíba disciplinas teórico-metodológicas tais quais Introdução ao Estudo da História e Paleografia. Estavam presentes professores do Departamento de História, tendo feito a apresentação professor Moisés, atual chefe do Departamento. Bem prestigiado pela intelectualidade de João Pessoa, escritores, poetas e convidados em geral.

O livro com base em pesquisa às fontes originais, ou seja documentos manuscritos do arquivo da Torre do Tombo, de Lisboa acerca da colonização na Paraíba. A professora faz uma análise interpretativa das fontes e escreve seu livro com muita acuidade, com base nos documentos pesquisados, mostrando a subordinação da Paraíba a Pernambuco e depois sua autonomia. A crise do século em foco, em conseqüência da invasão holandesa na Paraíba que exauriu recursos da província.

Parabéns a autora por boa contribuição a História colonial da Paraíba.

maria do socorro cardoso xavier

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 19/10/2007
Código do texto: T700815