Ciência e religião na pandemia

Enquanto o mundo aguarda ansioso por uma vacina contra a covid-19, uma grande parcela dessa população mundial tem encontrado na religião a força necessária para suportar a dor causada pelo distanciamento social, a falta de emprego e o próprio temor de contrair a doença.

Seja qual for a religião que você professe, certamente essa fé está lhe ajudando a passar por esse momento tão difícil, porque os nobres conhecimentos científicos têm na atualidade podido oferecer o socorro ao corpo, entretanto, tais conhecimentos têm igualmente se mostrado insuficientes para a oferta do alívio da sintomática espiritual. Se para muitos a sobrevivência do espírito ou da consciência após a morte do organismo humano é apenas uma hipótese, o materialismo puro também não passa de mera hipótese.

Uma coisa é certa, independentemente de a pessoa seguir os ensinamentos cristãos, islâmicos, budistas ou de outras correntes filosóficas-espiritualistas, para os religiosos em geral a prece é o sustentáculo da alma e até estudos científicos vêm corroborar essa afirmação.

A prece acalma fazendo cessar a angústia e renovando o bom ânimo.

Não é incomum que após efetuar uma prece sincera, ocorra ao indivíduo uma boa ideia para a solução de algum contratempo ou dificuldade por que esteja passando; ideia essa que não lhe ocorrera antes devido ao estado de angústia e desânimo anterior à prática da oração ou da meditação.

A fé religiosa é a confiança numa Providência Divina que rege o universo e que acarreta o fortalecimento da confiança em nós mesmos. Eis porque a fé desempenha um papel tão importante na natureza humana.

Mas, se você não se identifica com nenhuma doutrina religiosa ou corrente espiritualista, a psicologia tradicional também pode oferecer ajuda, mormente na maneira psicológica mais saudável de lidar com essa pandemia.

Penso ser equivocada a opinião daqueles que defendem um total distanciamento entre religião e ciência, afinal, parafraseando o benfeitor espiritual Emmanuel, quando praticada com respeito, responsabilidade e ética, a ciência também recebe a inspiração da Providência Divina.

Os dogmas de algumas religiões aos poucos estão caindo para que a verdadeira fé raciocinada continue crescendo.

Enquanto esperamos pela vacina que deve nos imunizar contra o novo coronavírus, usar a máscara é um ato de amor. Eu uso.