APENAS UMA CANÇÃO EM INGLÊS

APENAS UMA CANÇÃO EM INGLÊS

Nelson Marzullo Tangerini

“Minha amada, minha amante, amor”, foi, talvez, a primeira música que Nelson Maia Schocair me mostrou, nos idos anos 1970, “Once upon a longa go”, tão logo nos conhecemos, na casa de nosso amigo João.

É uma bela canção!, pensei. E lhe disse. E imaginei que poderia fazer uma versão dela para o inglês. Dias depois, apareci em sua casa com a versão, intitulada “Be my lover”. Inicíavamos uma amizade, que se tornou longa, e temi que ele não a aprovasse. Como ele aprovou, dias depois procuramos um maestro para a feitura da partitura e, então, a registramos na Escola de Música da UFRJ.

Não me recordo muito de sua composição em língua portuguesa, tantos anos se passaram, mas publico aqui a letra em língua inglesa:

“Be my lover

And I´ll give yoy so

Al the things you ever wanted to have.

Never ask me if I love you, girl.

Already I said my love is true. My love is true.

When I close my eyes

As you see I can´t forget your love

Be my side and never go away

Or else my love will fade away. Will fade away.

Be my lover and I´ll give you so

All the things you ever wanted to have.

And the world will Always smile for us

In all the places we used to go. We used to go.

Come on, angel come to me!

Como on, angel, come to me!

A nossa roda de amigos, no Encantado, gostava muito de “Minha amada, minha amante, amor”, e esta era uma das músicas mais pedidas, além de outras que escrevemos juntos.

Gosto muito dessa música, em português e em inglês, embora os versos da versão em nosso idioma tenham se apagado quase que por completo da minha memória. Tanto que, sem compromisso, enviei, nos anos 1980, a minha versão, acompanhada de partitura, para a MPL, McCartney Productions Limited, com sede em Londres, Inglaterra. Junto a letra e partitura, o meu número telefônico.

O tempo passou. E, dias depois, acordo com um telefonema da Inglaterra. Eram, aproximadamente, 10 horas da manhã e eu ainda estava embriagado de sono, meio tonto. Com cordialidade e inglês britânicos, o cidadão assim falou comigo:

- Bom dia!

- Bom dia!, respondi.

- Gostaria de falar com o sr. Nelson Tangerini.

- É ele mesmo.

- Aqui quem fala é o sr. Fulano de Tal (esqueci seu nome). Sou secretário de Paul McCartney e ele me pede que lhe responda, e agradeça pela gentileza de lhe enviar sua bela canção, “Be my lover”. Paul lhe deseja boa sorte!

Agradeci pelo telefone e passei o resto do dia fora do ar, em estado de euforia e de felicidade.

Precisava mesmo escrever esta crônica, que vinha atormentando a minha alma. Porque, até hoje não sei se estava sonhando ou se o telefonema aconteceu de verdade.

Sou fã dos Beatles e é possível que tenha apenas sonhado com o impossível.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 22/07/2020
Código do texto: T7013753
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.