A Verdadeira História da Maçã (sem cortes)

Prezado(a) leitor(a), eu pergunto: quem não fica tentado a comprar um ‘notebook’ (‘laptop’, algo assim), um ‘tablet’, um ‘iPhone’, qualquer um desses com o símbolo da maçã mordida?

Apesar de gostar mais do sistema da Microsoft (Windows) para qualquer desses dispositivos (só não tem dela o ‘iPhone’), considero genial a marca usada para a sua concorrente, a empresa Apple.

Por isso, não deixa de ser uma tentação esta curta história que transcrevo abaixo.

ASPAS//

Extraído de: https://macmagazine.uol.com.br/post/2007/09/17/uma-breve-historia-do-simbolo-da-apple/

(TÍTULO): Uma breve história do símbolo da Apple

17/09/2007

O símbolo da Apple é fashion. Em meio aos símbolos parrudos e mais másculos do mundo da informática, é de uma delicadeza rara a maçãzinha metálica ou branquela nos nossos queridos Macs.

O interessante é que muitos a vêem diariamente, mas são raras as vezes em que paramos para pensar no que significa, ou de onde o Jobs e o Woz tiveram a ideia de nomear sua empresa de informática de… maçã.

Pois bem, caro leitor*, eis aqui a breve e resumida história do símbolo da empresa (e de seu nome, também).

...................

*Não são palavras do Tex. Continua a publicidade, aí em cima e daqui em diante.

...................

Iniciarei pelo princípio: Newton. Reza a lenda que Newton, encostado em uma macieira, teria visto (ou sentido, vai saber) uma das maçãs cair — daí surgiu o famoso estalo que deu início aos seus estudos sobre a gravidade. E a fama da maçã ter servido de inspiração para o cientista.

Antes de Newton, porém, houve Adão e Eva, segundo a Bíblia. A maçã é o fruto da árvore da sabedoria. Isso seria outra referência do símbolo. Portanto, seriam duas as referências para a marca Apple: a popular, com Adão e Eva, e a nerd — e mais interessante para nós e a própria Apple –, com Sir Isaac Newton. Vamos lá:

1. Newton “na veia”

O símbolo rebuscadão aí ao lado** foi o primeiro a representar a empresa. Desenhado por Jobs e Robert Wayne, o famoso 3º sócio da Apple que a abandonou por medo de futuros prejuízos (pff…). Uma representação da comentada cena de Newton e sua maçã, emoldurada com algumas inscrições na borda e com uma faixa a sua volta, com o nome Apple Computer.

..........................

**Tem que ir lá no link para ver o símbolo.

..........................

Esse símbolo nunca teria muito futuro. Extremamente detalhado, sua reprodução em tamanhos diminutos seria um horror: sua percepção seria demasiadamente complicada e demorada, vamos combinar. E… quem é que vai gravar facilmente essa imagem? Não funciona, foge de vários princípios para símbolos e logotipos. O público não sentiria atração por algo que, por ser em estilo antigo, remete a algo ultrapassado. Para uma empresa de informática, isso é o fim.

Eis que Jobs percebeu o que expliquei acima*** (***não é o Tex falando) e resolveu mudar de vez o símbolo e, com isso, ajudou a criar um dos símbolos mais famosos, polêmicos e interessantes símbolos da informática.

2. A Apple é Pop

Comparado aos seus colegas, o símbolo da Apple é inovação pura. A Apple segue seus princípios inovadores desde o seu início.

No final dos anos 70, Rob Janoff foi contratado pela Apple para lhe dar uma nova representação visual. Eis que Rob cria um símbolo que, embora pareça simples e “feliz”, demonstra as bases da ideologia da empresa. Vamos por partes:

2.1. Forma e conceito

A associação da maçã com conhecimento se tornou popular com as desventuras do casal e com Sir Newton. Parte daí o princípio do nome da empresa: maçã = conhecimento. Mas acho que você já tinha sacado isso…

A famosa mordida significa a aquisição do conhecimento. Pelo lado bíblico, simbolizaria a sedução provocada pelos seus produtos e a busca por nossos desejos. Também é um trocadilho: mordida, em inglês, é bite, que obviamente lembra byte. E byte, é coisa de computador.

Rob interpretou os ideais da empresa. Do primeiro símbolo, retirou apenas o elemento principal, a maçã, e a redesenhou com um visual muito mais limpo e moderno, expressando todas essas ideias nessas linhas curvas.

Do ponto de vista gráfico, o símbolo foi inovador. IBM, Microsoft e cia, todas usavam seus nomes como símbolos, usando fontes que remetessem à tecnologia. E uma delas, uma hippie em meio a engravatados e fãs de Star Trek, resolveu usar… uma fruta. E só. O nome Apple, com a tipografia serifada clássica, era utilizado como complemento para determinados meios, não sendo obrigatório, portanto.

\\ ASPAS fechadas.

Leia o restante em: https://macmagazine.uol.com.br/post/2007/09/17/uma-breve-historia-do-simbolo-da-apple/

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Comentando aqui, o Tex.

Na verdade, teve cortes (ao contrário do que eu, Tex, anunciei no título).

A maçã-símbolo da Apple aparece cortada, digo, mordida.

E também há este corte do final para que o leitor não saiba o que disse o autor do texto publicitário ao final dessa curta história, a menos que vá lá no link.

Não concordo com a interpretação bíblica que o autor fez acima, mas louvo o esforço da Humanidade em pensar que aquilo que veio primeiro não foi o ovo nem a galinha, mas... a “MAÇÔ.

Mas também... que: em algum lugar, houve uma mordida de amor... ah!... Isso houve...!