Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

No meu caminho uma velha

Quando saio pela manhã caminho durante uns vinte minutos até a parada de ônibus. É uma caminhada boa, mas procuro fazer diferentes rotas para não me entediar com as mesmas caras e personagens da manhã. Pessoas apressadas, gente abrindo seus armazéns, mendigos acordando e outros tantos ainda dormindo. Mas ultimamente uma coisa começou a me perturbar.

Um dia, cedo, fazendo um dos meus variados trajetos, cruzei com uma senhora sentada me oferecendo -e aos demais passantes- panos de prato pintados à mão. Ela me deu uma certa pena, pois os oferecia com um ar quase infantil, com um sorriso bondoso ingênuo que pouco se vê hoje em dia. Na verdade ela era uma daquelas velhinhas que qualquer um gostaria de ter como avó, uma avó do inconsciente coletivo, uma avó literária, sei lá. Não queria comprar seus panos, mas algum lugar obscuro de minha alma se comoveu, por isso, no dia seguinte, mudei de rota com um propósito maior do que apenas evitar o tédio.

No dia seguinte, porém, encontrei a mesma senhora – ou ela me encontrou – em outro ponto do meu trecho matinal. Com a mesma singeleza, o mesmo sorriso de vovó, e os mesmos panos, ela me esperava. Nos outros dias mudei de caminho e ela estava sempre la. Os mesmos gestos leves, destoando da pressa das ruas centrais pela manhã. Fiquei perturbado: seria ela uma alucinação? Aparecia apenas para mim? Um sinal de alguma coisa? Passado o fim de semana, acordei na Segunda-feira disposto a falar com ela, quem sabe comprar um pano e levar bem escondido pra aula. Mas ela não estava lá naquela manhã. Nem na outra. E nunca mais a vi. Ainda bem.
Carlos Sidinei
Enviado por Carlos Sidinei em 20/10/2007
Código do texto: T702108

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Carlos Sidinei
Viamão - Rio Grande do Sul - Brasil, 32 anos
13 textos (187 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/17 19:32)