terrinha

Terrinha

O Povo de Jaú é conhecido por ser bairrista e tradicionalmente orgulhoso e até preconceituoso e supersticioso. Há muitas histórias a respeito no passado da cidade. Por exemplo: existe uma fonte de água na região central da cidade que antigamente era usada como bebedouro para cavalos e montarias. Dizia o ditado que quem fosse a Jaú e bebesse da água do “Cano Torto” iria voltar à cidade. Sei que na minha infância e adolescência tomei muito da água do “Cano Torto”. Talvez por isso essa ligação quase umbilical com esta cidade. Como bons Jauenses, eu e a Solange também nos enquadramos ao perfil. Todos os anos procuramos visitar a cidade e rever parentes e amigos pelo menos duas vezes por ano, sempre valorizando os progressos alcançados pela cidade. Como inauguração do primeiro Shopping Center da cidade, abertura da primeira loja do Mac’Donalds, dentre outros. Em uma dessas ocasiões, ocorreu uma passagem digna de nota. Já estávamos na rodovia Jaú - Brotas, iniciando o retorno a São José dos Campos, quando a Solange repentinamente pediu que eu diminuísse a velocidade e parasse numa área marginal em obras na rodovia. Em seguida, saltou do carro e começou a recolher torrões de terra. A região de Jaú é formada por solo de origem vulcânica, formado predominantemente de basalto e diabásio, o que lhe dá uma cor vermelha característica e o nome de “terra roxa”. Solo muito fértil que foi a marca da cidade na época do café, hoje substituído pela cultura da cana-de-açúcar que prevalece em toda a região e se estende até a região de Ribeirão Preto.

Voltando à nossa história, a boa quantidade de terra recolhida pela Solange seguiu conosco para São José dos Campos. Chegando em casa, a Solange colocou o material peneirado numa compoteira de vidro transparente, formando um terrário. A peça foi colocada em um local de destaque na estante da sala de casa. As pessoas que nos visitam, desavisadas imaginam tratar-se de pó de café dado à semelhança na coloração. Sempre que possível, mostramos a peça e a narrativa de como foi preparada.

Na verdade, sentimo-nos bem em ter na nossa casa um pouco daquele chão em que vivemos nossa meninice e momentos tão preciosos de nossas vidas.

Lúiz

03/11/2005

A verdade é que sentimo-nos bem em ter em nossa casa um pouco apresentamos a peça e a narrativa de como foi preparada

mostramos a peça possívelapresentamos explicando a história do terrário e sentimo-nos bem em ter em casa

luiz peixoto
Enviado por luiz peixoto em 11/11/2005
Reeditado em 18/11/2005
Código do texto: T70276