Dia sim, dia não!

Há tarefas no cotidiano que podemos programar a sua execução criando a rotina "dia sim, dia não", ou seja, dias alternados. A título de exemplo, podemos criar o hábito, "dia sim, dia não", para os exercícios físicos (caminhada, corrida, etc), escrever um texto, plantar árvores e flores, participar de um estudo, etc. No entanto, há tarefas no cotidiano que exigem continuidade ininterrupta, isto é, não se enquadrando na programação habitual de "dia sim, dia não", assim como os cuidados que devemos ter com as pessoas, com os animais e com as coisas. Quando digo pessoas, refiro-me também ao cuidado de cada um para consigo mesmo, o autocuidado.

Podemos praticar exercícios físicos "dia sim, dia não"; mas não nos convém nos descuidar da saúde, inclusive da mental; devendo, todos os dias, nos alimentar adequadamente; manter a boa postura sentados e ao caminhar; ao levantar e carregar pesos; ao entonar a voz, considerando-se cada momento ou situação; ao evitar reclamações desnecessárias, porque elas podem afetar a saúde mental e a corporal.

Podemos escrever um texto "dia sim, dia não"; mas não nos convém deixar de estudar e de buscar, diariamente, novos conhecimentos para a melhoria da escrita e das informações aos leitores; estando, portanto, abertos aos contatos, vigilantes diante dos elogios e sábios em relação às críticas.

Podemos plantar árvores e flores "dia sim, dia não"; mas não nos convém deixar de regá-las, dia a dia, e de envolvê-las em nosso carinho através dos cuidados que devemos ter para com elas, mostrando para as pessoas a importância e a necessidade de um mundo arborizado para as presentes e futuras gerações.

Podemos participar de um determinado estudo "dia sim, dia não"; mas não nos convém deixar de aplicar, diuturnamente, em favor do bem coletivo, os conhecimentos adquiridos e de buscar novos aprendizados.

Assim deve ser o cotidiano nosso de cada dia, com as tarefas "dia sim, dia não" e com as que exigem continuidade ininterrupta, numa cadência natural, sem sairmos do tom da amizade e dos cuidados que devemos ter uns para com os outros na caminhada cotidiana.

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 14/08/2020
Reeditado em 22/08/2020
Código do texto: T7035551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.