O que é escrever bem?

Quando penso no assunto, surgem várias ideias, pois dou aulas há trinta anos de Língua portuguesa, Literatura, Redação e sou revisora também. Mas essa bagagem toda de sala de aula, não me habilita a ser uma ótima escritora, pelo contrário, torna-me muito criteriosa e obsessivamente preocupada com detalhes relacionados a coesão e coerência. A coesão constitui-se em uma estrutura relacionada com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto.

A parte da coesão vincula-se aos aspectos gramaticais como concordância verbal, nominal, regência verbal, nominal, crase, acentuação gráfica entre outros. Já a coerência, por sua vez, torna-se responsável por estabelecer lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido. É a coerência que nos dá aquela sensação indescritível de ler um texto e entender rapidamente sem encontrar discrepâncias como ideias que se contradizem em meio ao desenvolvimento textual. Por outro lado, se não usarmos adequadamente o esqueleto gramatical de um texto ( coesão), ele também se torna incoerente. Essa duas partes coesão e coerência valem para qualquer gênero textual, por exemplo, um texto narrativo obedece aos critérios pertencentes os gêneros narrativos. Assim como outros gêneros literários se submetem aos seus critérios formais, não posso dizer que é um soneto se não obedecer a uma determinada regra.

Eu respeito muito as historias do mundo inteiro, pois sou leitora antes de qualquer coisa, mas o mundo virtual transformou todos em escritores perfeitos concisos, maravilhosos.Enfim, escritores-narcisos, escritores- algodões doces que não podem escutar um questionamento e já surtam. Entretanto, vejo que as escritas de forma geral, transformaram-se em desabafos, em autoajuda para se salvarem, às vezes, incoerentes, pela forma rápida demais que escrevem, talvez para colocarem mil textos pequenos para sair bem na “fita” com likes, comentários. Que besteira tudo isso, escrevam mais e com mais calma e alma, ao invés de cinco textos incoerentes com dez/quinze linhas, produzam dois de vinte/trinta linhas bem argumentados, criativos e coerentes. Realmente, continuo não sabendo o que é escrever bem, ou mesmo se produzo textos bons,talvez eu também seja uma escritora-narcisa. Mas, sei reconhecer texto com qualidades, isso eu sei bem, independente do tamanho ou quantidade de linhas.

Marisa Piedras

..

Marisa Piedras
Enviado por Marisa Piedras em 04/09/2020
Reeditado em 05/09/2020
Código do texto: T7054487
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.