Feriadão prolongado: fique em casa!

Fiquei pasmo! Aconteceu comigo ontem, mas só hoje eu pude tirar um tempo para escrever e publicar esta crônica. São coisas que acontecem, hahaha!

Pois, bem! Manhã de sábado, dia ensolarado, sugerindo um dia de clube e muita piscina e churrasco com familiares e amigos; ou, quiçá, uma escapulida até a praia, aqui próximo das divisas de Minas com o Espírito Santo ou Bahia, que são as mais perto de nós, uai, que moramos na região leste de Minas.

Entretanto, um detalhe: estamos em época de pandemia por conta da covid-19. Irmos ao clube ou à praia, um problema sério que podemos encontrar: aglomerações de pessoas; o famoso tumulto ou muvucão. Então, não vai dar certo. É um custo que não se relaciona com benefícios. Os malefícios, como já estamos vendo, são sofredores e assustadores. Muita gente passando pro lado de lá, ou por motivo de comorbidade ou por negligência ou imprudência. O aconselhável é “quanto mais pudermos evitar, ainda é pouco”.

Conformado com a ideia de passar o feriadão em casa, curtindo os momentos de “independência”, o melhor mesmo é ver como estão os noticiários para este final de semana.

Fui ao computador e me conectei. Para a minha surpresa, as manchetes informavam a intensificação do policiamento nas estradas e rodovias brasileiras, com a imagem fotográfica de filas e mais filas de veículos indo aos litorais ou a outros lugares. Será fake news? Será verdade? Será que a pandemia acabou e eu não fui informado? Será? hahaha!

Há um ditado que “a sua cabeça é o seu guia”. Cada qual, nestas alturas, já deve saber das consequências do não isolamento, do não uso de máscara, etc e tal, nestes tempos pandêmicos. Cada qual é dotado do poder de livre escolha. Evitar, inclusive neste período, as aglomerações, os tumultos e as muvuquices é mais que necessário.

Eu, de minha parte, prefiro estar aqui no meu recanto, no conforto familiar, curtindo a nossa “independência” neste feriadão, certo da importância fundamental da campanha do “fique em casa”.

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 06/09/2020
Reeditado em 26/10/2020
Código do texto: T7056192
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.