PASSANDO PELA VIDA

Às vezes me pego pensando em como desperdiçamos o tempo do nosso viver. Alguém já disse que “a vida é um aprendizado constante”, no que concordo plenamente. Mas por que deixamos a vida passar livremente e não aprendemos quase nada com ela? Eu, honestamente, não tenho a resposta neste meu universo de incompreensões. Custa-me a entender e muito menos a aceitar certos comportamentos aviltantes como a soberba, por exemplo, no meu entender o mais destruidor dos sete pecados capitais (seguido de perto pela ira). Sentir-se superior a alguém, e por esse motivo provocar humilhações e cenas patéticas, é algo inadmissível. Não é porque se tem um sobrenome ou um cargo “importante” que vai se deixar de lado a humildade com que viemos a este mundo terreno e passemos a nos comportar como um “ser superior”. Sim, pois superior ninguém é, haja vista que na horizontal somos todos iguais, quando não nas próprias cinzas depois de uma boa incineração. É sabido que o dinheiro, e por sua vez a ganância, são os grandes causadores da maioria dos males da humanidade. Sempre foi, é e sempre será assim, infelizmente, pois o homem, com o passar do tempo, parece trazer para dentro de si todos esses males morais, pois com certeza ninguém nasce desse jeito. E nem vou entrar no mérito de que tudo é finito (o que muitos parecem não perceber), portanto para que tantas brigas, discussões, ciúmes, egos inflados? Outro alguém disse: “Quer conhecer uma pessoa? Dê-lhe o poder!”. Deus nos traz a este mundo para praticarmos a igualdade, a bondade, a caridade, o amor, mas, via de regra, existem os desvios de conduta e a falta de gratidão por tudo isso. Fazendo uma tosca comparação com a soberba, eu diria que acontecimentos felizes não são apenas aqueles de grande importância; os menores em aparência são frequentemente, os que influem mais em nosso destino e na nossa felicidade. Ou seja, simplicidade, humildade e respeito, sempre. O homem esquece facilmente o bem e se lembra antes daquilo que o aflige (o mal), o que pode levá-lo a transformações pessoais inimagináveis. Sejamos disciplinados e aprendamos com a vida, pois ela é a melhor professora que existe, até porque cada um de nós sempre necessita de um reforço em determinada matéria. Termino com essa máxima, da qual desconheço o autor: “Quando te achares muito importante, vá ao cemitério. Verás quanta gente ‘importante’ já se foi e o mundo continua girando sem elas”.