Não somos preparados para envelhecer!

Não somos preparados para envelhecer, pois vivemos em uma sociedade hedonista que somente valoriza a juventude e ser velho é sinal de desprazer. Não nos ensinam que aos poucos teremos cabelos brancos, surgirão rugas, marcas que poderão fazer o nosso rosto ficar parecido com um mapa. Talvez me digam, há milhares de clinicas para fazer procedimentos nas faces, aliás, é uma das áreas que rende muito dinheiro, pois não sabemos envelhecer. Lembro sempre das falas de um personagem Jacob Jankowsk do livro “Água para elefantes” que tinha 90 anos , dizia que o corpo não é uma máquina para viver tanto. O tempo vai deixando marcas indetectáveis que não se vê ao olho nu o nosso envelhecimento, mas está ali. Ás vezes, é um chiado nos ouvidos, uma mosquinha nos olhos, mas invisível aos outros, os joelhos que doem ao subirmos escadas.

Sempre me preocupo com essa tentativa vã de rejuvenescer a qualquer preço das pessoas, não digo somente mulheres, pois também há muitos homens obcecado pela eterna mocidade. Tanto é que casam, invariavelmente com mulheres bem mais moças em suas segundas ou terceiras relações, torna-se quase uma questão de honra mostrar quem casou com a mulher mais jovem. Isso nos leva a um círculo vicioso doentio de busca pela eterna juventude que torna-se quase uma problema social. Ao andarmos pela vida noturna, ouvimos aquelas conversas chatas com aparências lobotomizadas pelos excessos de procedimentos estéticos de mulheres tentando aparentar menos idade, como se ter 40,50,60 fosse um defeito.

Não vejo problemas em fazer academia, cuidar da pele com bons cremes e protetores solares para envelhecer saudável sem dores e sem manchas da idade. O que eu acho doentio é não aceitar que tem 40/ 50/60/70 e tentar desesperadamente se encher de processos químicos para buscar uma imagem de 30 anos. Eu não entendo como essas pessoas obsessivas pela juventude eterna sobrevivem no dia a dia. Quando aquele cansaço vai chegando, aquela vontade de dormir mais e não se importar com que os outros pensam. E dizer: “sim, sou velha e isso não é um defeito, nem é um palavrão que me ofende, é somente uma característica minha. O tempo pode dar muita sabedoria, mas também aparece um cansaço milenar e indescritível dos seres humanos ao redor de nós que procedimento estético nenhum devolve!

28/09/20

Marisa Piedras
Enviado por Marisa Piedras em 29/09/2020
Código do texto: T7075179
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.