Os ministros do STF estão cegos?

Uma estátua moderna da deusa Têmis está lá em frente ao Supremo Tribunal Federal com os olhos vendados e uma espada nas mãos. É a imagem da imparcialidade que decide pela justiça, a lei e a ordem na defesa dos oprimidos. Como deusa das leis eternas e a segunda entre as esposas divinas de Zeus, ela era sua assídua conselheira.

O que não dá para entender é como ela ainda não pôs para correr ou prendeu o famigerado ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Os ministros do STF também são cegos? Se todos são cegos, ninguém consegue trabalhar naquele tribunal e, por inércia, a baderna tomará conta do país.

O fato escandaloso é o incêndio que se espalhou em milhares de focos e já consumiu 15% do bioma Pantanal registrado pelo INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais) nestes meses de agosto e setembro. Serve como atestado da omissão e incompetência do governo federal. Sobre tal descalabro ambiental, Neiva Guedes, especialista em conservação ambiental, presidente do Instituto Arara Azul e professora da UNIDERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), se referiu com estas palavras em recente entrevista:

“Entre 2 e 22 de agosto a fazenda onde está o santuário das araras azuis foi tomada pelo fogo. Entretanto, na propriedade não foram muitos os animais queimados porque isso ocorreu no começo dos incêndios, naquele momento ainda tinha bastante lugar para os animais correrem e procurarem abrigo. Hoje é diferente. Já queimaram uma área tão grande que os bichos não têm mais para onde correr”.

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles representa a voracidade das grandes empresas que buscam exclusivamente o lucro com a derrubada das florestas, o extrativismo, a expansão de monoculturas como da soja, a criação de gado e o empreendimento imobiliário.

O risco é outra zoonose – doença que vem do mundo animal, aves, porcos, vacas, macacos e morcegos – nos infectar. Iremos de uma “novela pandêmica” à outra nesse ritmo “devagar quase parando” porque sabemos fabricar automóveis e aviões, mas quanto às vacinas ainda estamos na Idade da Pedra. Como fabricar uma vacina, se ainda não dominamos a fisiopatologia humana da virose em questão?

Se o Coronavírus não afeta a visão, vamos lá ministros do STF: Abram os olhos! Mexam-se!

Miguel Wetternick
Enviado por Miguel Wetternick em 29/09/2020
Reeditado em 30/09/2020
Código do texto: T7075616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.