CONSEQUÊNCIAS DAS QUEIMADAS
Com o evento das queimadas, diminuindo nossas matas ciliares e florestas, vamos ver a consequência em breve.
Quem atiça fogo em matas e florestas, deviam saber, que as nascentes de água, são protegidas pelas árvores que fixa a água nos lençóis d’agua, fazendo brotar assim cada olho d’agua, que assim juntando vão formando os rios.
Os rios e as represas não nascem da chuva como muitos pensam. A chuva faz aumentar o fluxo das nascentes, que libera mais água e vai assim enchendo os rios. A chuva localizada, enche no momento da chuva, os rios e represas, mas a água escoa rápido. O que fica são as nascentes, com o aumento de água no solo, cada vez mais úmido e protegido pelas nascentes.
As queimadas, são resultados de pessoas criminosas, que querem aumentar suas pastagens e plantios, sem pensar no futuro, sem pensar, que elas dependem da água para tudo, para o gado e plantio. O bom fazendeiro protege suas nascentes, que valem muito, como joias, que valorizam suas terras.
Com as queimadas morrem plantas, morrem animais, peixes diminui nos rios, fauna, bioma, flora, tudo é prejudicado. E principalmente morrem as nascentes, que secam por falta das árvores protetoras da umidade do solo, onde elas nascem.
A gente repete exaustivamente sobre como nascem os rios, e alguns governos e prefeitos começam a investir nisso, há o programa de alguns governos, até pagando os proprietários para cuidar de suas nascentes, cercar, plantar mais árvores, etc, . Estes pensam e sabem que sem água a vida acaba, a terra fica árida, seca, sem produção.
Feliz daquele que sabe conservar suas terras, suas nascentes como joias raras. Muitos, principalmente aqueles que moram na cidade, na floresta de pedra, só conseguem imaginar a gravidade de ficar sem água, quando ficam sem água nas torneiras, e quando assistem na TV, que as represas estão secando, mesmo assim ainda sem noção culpam os governos pela falta de água. Sem imaginar que para ter água, é preciso tem um sistema rigoroso de cuidados com as matas ciliares (aquelas pertos dos rios e nascentes), e que todos proprietários de terras devem preservar seu pedaço de terra onde há nascentes e olhos d’agua.  
Água não é um bem que se fabrica, é a terra que dá, junto com a chuva que cai do céu.  Quanto mais secar as terras, menos será a atração da chuva naquele lugar. Pois as florestas ajudam a puxar a água do mar, que se transforma em chuvas, com o ar e sua pressão atmosférica e a evaporação. AS ÁRVORES AJUDAM A MANTER A UMIDADE DO AR.
(Norma A S de Moraes)
______________________________________________
 
 

Vejam porque precisamos das matas e florestas
Como se formam as chuvas. (INFO-ESCOLA)

Bom, as gotas de água que caem do céu são formadas a partir da evaporação das águas que ao se misturarem com o ar, se elevam. Assim, formam-se as nuvens. Em seguida, as nuvens carregadas de água em forma de vapor sobem pela superfície até encontrar massas de ar frio.
Por consequência, o vapor da água se transforma em líquido novamente. Logo, por conta da pressão, a água em estado líquido cai em forma de chuva. Visto isso, a formação de chuva ocorre em lugares em que há umidade do ar. Assim, em regiões muito secas, como nos desertos, a ocorrência de chuvas ocorre em menor frequência. Isso porque, a umidade do ar é baixa.
Formação da chuva
Para a formação de chuva ocorra é necessário que se formem nuvens carregadas de vapor d’água. Nestes casos, a chuva ocorre de maneira frequente em ambientes em que há muita umidade do ar. Já em lugares mais secos, como nos desertos, a ocorrência de chuva é menor
(INFO-ESCOLA)

 
 
 
 NATUREZA É VIDA, É A NOSSA VIDA EM AÇÃO TAMBÉM...SOMOS PARTES DA NATUREZA COMO UM TODO
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 08/10/2020
Reeditado em 08/10/2020
Código do texto: T7082565
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.