Despedida

Despedida (José Carlos de Bom Sucesso – Academia Lavrense de Letras)

O mês de setembro se finda. Foi tão lindo, pois o inverno ficou para trás, muito para trás. As flores vão dando novas cores à natureza. A primeira a colorir os campos, ainda secos pelo inverno, é a flor de ipê amarela. Linda, uma formosura de cor. Nem mesmo o ser humano poderá fabricar uma cor tão representativa, uma flor amarela de ipê é a representação de que a natureza é rica, é forte e consoladora da humanidade. É a representação de que ainda existe uma pequena esperança para todos. É o símbolo da beleza, da alegria, da prosperidade, do amor e da paz interna do ser humano.

Pena que dura por tão pouco tempo, mas as flores do ipê amarelo são a harmonia da natureza com os seres que ali estão. É alimento para muitas aves, é o chamamento de abelhas, moscas, mariposas, vespas para efetuarem a polarização de suas flores.

Quando se olha para a paisagem seca, campos tristemente pobres de uma pequena cor verde, capins, árvores que estão em queda de folhas, onde se presencia o vento a soprar do noroeste, onde alguns pássaros pousam em galhos e iniciam o pequeno canto, pois talvez estejam se preparando para o acasalamento. As águas ficam com menos forças. O inverno foi bastante forte, com geadas queimando e secando os lindos galhos, as lindas plantas e o capim, ainda seco. Desta forma, com as folhas caindo, surgem as primeiras flores amarelas, as flores que darão vida, as flores que representam a riqueza, que enfeitam o triste e seco campo. Uma por uma, elas vão se abrindo. A natureza presenteia o ser humano com tanta beleza. Poucos são aqueles que ali apreciam. É o despertar de uma nova era, de uma nova vida e de um novo tempo.

Portanto, é o prenúncio da primavera, a estação das flores, das cores, dos bons momentos e da inspiração do poeta.

Elas enfeitaram tudo. Deram vida a uma paisagem meio morta. Alegraram o poeta que lhe fez belos versos; deram vida nas cores de uma bela fotografia nas mãos do fotógrafo. Assim, o ciclo delas terminou. As árvores vão criar novas folhas, crescerão um pouco mais, receberão gotas de chuva, enfim, vão se preparar para mais uma florada no próximo ano.

Então, somente restarão saudades e lembranças de um lindo prenúncio da primavera.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 10/10/2020
Código do texto: T7084507
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.