A Professora de Pau Grande

Quando eu era criança, nos primeiros anos da década de 70, e estudava no antigo "primário" (hoje correspondente ao ensino fundamental I), tive uma professora, a Conceição, que dizia ser do distrito de Pau Grande, uma localidade pertencente ao município de Magé, região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, na antiga Guanabara.

Ela dizia com muita frequência, para todos nós seus alunos, e com muita demonstração de orgulho, que ela era conterrânea do jogador de futebol "Mané Garrincha", e enfatizava que era ele que devia ser o melhor jogador de futebol do mundo.

Era muito engraçada e também bastante enérgica e disciplinadora a professora Conceição.

Ela nos ensinava a importância de sermos pessoas honestas e companheiras em todos os momentos da vida, inclusive naqueles de maiores dificuldades.

Ensinava-nos os valores e os sinais de respeito que devemos ter em relação aos símbolos da pátria e às autoridades constituídas.

Dizia que todo filho deveria honrar pai e mãe, compartilhar os abraços sinceros com os irmãos, ser patriota e ter o orgulho de ser brasileiro, sendo cidadãos do bem.

Hoje, lembro-me com saudades dessa inesquecível professora e de seus ensinamentos coroados de bênçãos para a vida da gente.

Quem sabe, nos tempos de hoje, aqueles ensinamentos de patriotismo, de moral e civismo, de respeito às pessoas, aos símbolos nacionais, às autoridades constituídas etc... possam fazer parte da vivência e da convivência de cada cidadão, de forma autônoma, fazendo o bem simplesmente por fazer o bem, e que essa ideia seja a pauta de todos os nossos dias!

E que a força da grana possa dar lugar ao bom senso e às belezas de outrora tão necessários a um tempo de harmonia e de paz!

Por onde anda a inesquecível professora orgulhosamente do distrito de Pau Grande?

Em resposta: "Não sei."

Mas os seus ensinamentos, com certeza, estarão fazendo parte do modo de viver de cada cidadão.

Acreditemos e veremos!

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 15/10/2020
Reeditado em 20/06/2023
Código do texto: T7087982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.