Que time você torce?

- Que time você torce?

- Flamengo, é claro! Responde o pai antecipando o que seria a resposta do pequeno.

- Corinthians!

- Mas filho, ninguém aqui em casa torce pro Corinthians. Aliás, nem paulista a gente é.

- Ué, a gente também não é carioca. Porque tem que ser Flamengo?

A resposta deixou todos na sala paralisados aguardando a tréplica que ficou engasgada numa resposta junta com um sorriso amarelo do marmanjo.

- Bom filho, o papai já viu o Zico jogando no estádio e isso deixou a gente apaixonado pelo time e...

- e eu vi o Corinthians ganhar do Flamengo, Sou Corinthians e pronto!

- Tá certo, não posso te impedir de torcer pra outro time, né? Nem seu avô fez isso é olha que ele torce pelo Fortaleza...

Discussão encerrada e as atenções se voltaram pro churrasco rolando no fundo do quintal quando de repente o grito do garotinho assistindo tv agitou a tarde

- O que aconteceu? Se machucou? O que houve?

- O Corinthians perdeu! O Corinthians perdeu! o ...

Não terminou a frase é já começou a chorar copiosamente. O pai colocou-o no colo e delicadamente levou o pequeno para o quintal.

- Filho, na vida nem sempre a gente ganha. As vezes perdemos e perdemos feio. Hoje foi só uma derrota.

- Mas de 4 X 0? E desandou a chorar de novo

- Sim filho, o placar não importa. Quando perdemos o jogo, deixamos os pontos do Campeonato ficarem menores e os outros times lutarão também pra ganhar.

- Mas, mas o Corinthians perdeu!

- Calma filho, na semana que vem tem jogo de novo e quem sabe o seu time não ganha?

- E se perder de novo?

- Tenta até conseguir

- E se não conseguir?

- Tenta assim mesmo

Silêncio

O churrasco recomeça e as conversas ficam animadas de todo lado. Até que a televisão veio pro quintal pra assistirem o jogo do Flamengo.

- "Hoje tem gol do Gabigol!", dizia o narrador esportivo,

Bola rolando e olhos atentos a partida quando de repente...

- Gooooolll! Gabi, Gabi, Gabigol é o nome da emoção!

- Hein? Gooooooooooooolllll, sabe de quem?

O garotinho olhava as expressões de alegria e os comentários do jogo, quando de novo...

- Gooooolll, sabe de quem? Gabi, Gabi, Gabigol, o nome da emoção!

- Pai!

- Sim filho, o que foi?

- Pai, decidi, vou ser Flamengo!