Cuidado com o ciclista

A idade me levou à prática do ciclismo, agora intensificada com a pandemia. Isso depois de, por quase 30 anos, praticar o pedestrianismo. Com o tempo os joelhos começaram a reclamar e, por mais fisioterapias que fizesse e remédios que tomasse, o impacto do peso do corpo sobre eles terminava falando mais alto, provocando dores insuportáveis em vez de ser uma fonte de prazer e diversão. Até que um amigo me recomendou a bicicleta. Passei a ser adepto desse esporte, ao tempo em que, involuntariamente, passei a viver um pouco mais perigosamente. Não por mim, claro, mas pela forma descuidada como são tratados os ciclistas por alguns motoristas.

Apesar de todas as precauções com equipamentos, de sair cedo para as pedaladas quando os carros são em menor número nas ruas, não tem jeito. Tem sempre alguém dirigindo às cegas um veículo que só enxerga outro carro à sua frente, e nunca um ciclista. E coisas simples que deixam de ser feitas como a indicação de que vai dobrar à direita ou esquerda, ou a sinalização com os faróis, acabam colocando em risco a vida do esportista. A observação, por exemplo, das placas de pare ou dê a preferência, não são levadas em conta quando, quem vem na preferência é o ciclista. Sei bem da existência de alguns ciclistas que não prezam pela segurança e até cometem uma série de imprudências no trânsito. Mas isso não é desculpa para enquadrar todos os praticantes desse esporte no mesmo balaio. E pode observar que esses imprudentes não usam nenhum equipamento de segurança, como o capacete, o que demonstra a sua irresponsabilidade com a própria vida.

No geral você vai descobrir que por trás do anônimo esportista há muitas pessoas de meia idade, pais e mães de família, que veem na prática do ciclismo uma maneira de cuidar melhor da sua saúde, de aliviar as tensões do dia a dia, ou de manter a sua forma física. E muitos deles com algumas histórias interessantes. Algumas alegres, outras nem tanto. Uma dessas me foi contada pelo proprietário de uma loja de venda de bicicletas e equipamentos que comanda um grupo de adeptos das pedaladas em alguns passeios. Um dos participantes do grupo tem comemorado sistematicamente os seus aniversários aumentando a cada ano o número de quilômetros percorridos. E ele já havia chegado aos sessenta anos. Mas tem o caso, relatado pela mesma pessoa, do senhor, também já passado dos sessenta, que estava vendendo a sua bike importada, que zelava com tanto carinho, depois que um irresponsável motorista, às cinco da manhã, o atropelou na estrada. E falava de ter visto nesse senhor o olhar de tristeza por estar se separando de suas duas rodas. Mas era inevitável: os apelos da esposa e filhos foram mais fortes, depois de escapar com vida do acidente.

Com isso, um pouco da sua alegria de viver, que era andar de bicicleta, se foi. E tudo por conta da imprudência daquele motorista. Pense nisso da próxima vez em que estiver dirigindo e encontrar um ciclista à sua frente.

Fleal
Enviado por Fleal em 27/10/2020
Código do texto: T7097282
Classificação de conteúdo: seguro