Especulações Hipotéticas

Eric do Vale

E se... Sempre que iniciamos essa frase, temos o costume de finalizá-la com uma indagação. Por exemplo: "E se a seleção tivesse vencido a final de 1950?".

Passados setenta anos, a maioria dos brasileiros fazem questão de relembrar aquela fatídica final, ocorrida no Maracanã. Por mais que batamos no peito dizendo que somos o país do Futebol e que, até o presente momento, a nossa seleção seja recordista de títulos em uma Copa do Mundo, insistimos em relembrar esse acontecimento.

Não é para menos: naquele momento, a seleção vinha fazendo uma excelente campanha, dando um chocolate em seus adversários. Tornando-se digina de ir para a final e conquistar o titulo. No entanto, o segundo gol do Uruguai, marcado por Ghigia abreviou tal possibilidade e permitiu com que muitos de nós, brasileiros, aderissemos ao que Nelsom Rodrgues chamava de "Complexo de Vira- Latas". Síndrome essa que insiste em nos acometer em várias ocasiões.

Em vez de ficarmos especulando algo que não chegou a ser concretizado, seria mais digno pensar que tudo ocorreu para nos tornarmos cada vez melhores. A seleção que não me deixa mentir.