GREEEVEEEEE

Em 1984, tendo a frente, Juarez Antunes, presidente do Sindicato dos mwtalurgicos, os funcionarios da C S N ocuparam a empresa, estavamos em greve

Seguiamos o lider que estava em cima do carrp de som do Sindicato dos metalurgicos e todos grotavam Greeeveeeee .Tomamos de assalto a nossa empresa e orgulhosos gritavamos a plenos pumoes:

Greveee, Greveee.

O Exercito foi chamado as pressas e logo um campo de batalha se formou nas proximidades da empresa, na Vila Santa Cecilia, os militares furiosos ate agrediam os populares e logo invadiram a empresa.

Entrincheirados nos galpoes da Aciaria, os metalúrgicos resistiam ao exercito quando um toroteio insurgiu de repente resultando tres corpos caidos ao chao proximo ao refeitorio, os jovens operarios Wuilian, Valmir e Barroso tombaram ali para sempre.

Juarez conseguiu junto a seus comandados uma retirada e todos foram para a praca que hoje leva o nome do presidente do sindicato Juarez Antunes.

A empresa demitiu mais de dpis mil funcionarios e agora a luta dos demitidos se resumia a um acampamento em frente ao Escritorio Central da C S N appiado por quase toda a sociefade local, incluindo movimentos organizados com a participacao da igreja e dos intelectuais.

Os politicos da cidade nao perdetam a oportunidade d aparecerem e nada resolverem, ate que todos aceitaram um acordo desvantajoso aos metalurgicos e voltaram ao trabalho sem que as demissoes fossem revogadas.

EU ESTAVA PRESENTE E PARTICIPEI DA LUTA.

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 23/11/2020
Código do texto: T7118881
Classificação de conteúdo: seguro