Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Verdades,mentiras e julgamento;;;;

    Estava outro dia a pensar sobre a verdade,o que ela representa na vida das pessoas,quais são suas implicações e até onde ela é interessante na vida delas.Ao falar sobre verdade temos que também falar sobre sua rival,ou contrária que é a mentira.Bom então nos veem a seguinte colocação...o que é verdade e o que é mentira,já neste divagar, munidos dessas duas situações nos arremete a outra situação ,o julgamento. Somente com esses dois artifícios na mão é que se pode tentar pelo menos estabelecer um julgamento,ou a base para um.  Mas, para  não fugirmos as nossas linhas indagatórias acima,existe uma verdade absoluta,ou existem verdades. Seria a verdade uma subjetividade baseada num estado de consciência.. Ou ela se adequa as conveniências de quem as interpretas...E a mentira o que seria,um maneira,um subterfúgio para escarpar de uma ação julgatória...Ou uma defesa que as pessoas estabelecem para continuar a viver e realizar situações e atos que não podem  entrar  no mérito de um julgamento,haja visto, que se tal feito for realizado,a sentença seria contrária as suas próprias atitudes.No processo de julgar,quando se é feito,ou alguém o faz,com certeza,essa pessoa já está munida de fatos acumulados comprobatórios que lhe dão a condição de julgar, Já o pré-julgar já estabele um campo de dúvida.
    Aproveitando essa divagação sobre verdade,mentiras e julgamento,não seria válido ou interessante se não analisássemos estes três principios e não o colocássemos dentro de nossas vidas e até em nossos relacioanamentos.
    Em uma relação é como uma sociedade,onde duas pessoas juntam suas experiências e o que foi obtido até o momento da união,isto é  em todos os sentidos,seja material ou emocional.Então juntam se, colocam  tudo a partir do momento da união em função do casal.As situações desta relação são baseadas e alimentadas nestes dois principios que falamos acima,verdades, e mentiras. Uma constrói a outra claramente destrói. A verdade como fato em uma relação dá e estabelece uma relação de confiança onde a cada dia ela torna se um fator de coesão, cujo resultado é o relacionamento crescer e até eternizar. A mentira por si se destrói,pois quando ela caminha paralelamente ao principio a verdade, ela fica muito frágil ,portanto aquele que emprega tal fato cai na contradição e isto torna-se rotina. Numa relação um pouco duradoura é possível perceber quando isto acontece,principalmente quando a pessoa que usa tal artimanha começa a agir de maneira diferente quebrando sua rotina.Então não existe um julgamento falho quando esse é feito por uma pessoa que conhece fatos,situações,por isso não há uma possibilidade grande de erro...

Belem,domingo

  Gilmar

Gilmar Santos
Enviado por Gilmar Santos em 28/10/2007
Reeditado em 17/03/2008
Código do texto: T713401

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Gilmar Santos
Planaltina - Distrito Federal - Brasil, 60 anos
696 textos (114260 leituras)
53 áudios (5044 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/12/17 02:03)
Gilmar Santos