CASA DE PAU A PIQUE

Casa de pau a pique é uma construção que envolvia uma criatividade importante, antigamente no interior quando as pessoas, geralmente os pobres iam casar-se, juntava-se uma quantidade de pessoas, cortavam as madeiras, faziam o barro e todos trabalhavam naquela construção.

Depois de um certo tempo, com a casa já construída, iam sendo feitos os

retoques, porque quanto mais o barro secava, precisava ser preenchidas as flechas que iam se formando nas paredes até chegar ao ponto de ser rebocada, o chão era de terra batida, e com isso todas as vezes que ia ser varrido tinha que ser agoado para não se formar buracos.

Quando criança e já quase na fase de adolescente, a casa do meu pai era de pau a pique, morava num vilarejo onde tinha várias casas, escola e a igreja, a qual a frente era virada para a cozinha da nossas casa, quando havia missas ou festividades na igreja o pessoal chegava la em casa pela cozinha, aquilo era um grande desconforto para nós.

Um dia nos reunimos os quatro filhos com nossos pais e lançamos o desafio de no mesmo lugar construir uma casa de tijolo [alvenaria], mais dessa vez com a frente para a igreja, meu pai, mesmo sem querer aceitou nossa proposta, trabalhamos duro, fizemos os tijolos manualmente, depois mudamos para uma casa de um vizinho que estava desocupada, derrubamos a nossa e no mesmo lugar construímos a casa nova onde até hoje ainda está de pé, mesmo depois da morte dos meus pais.

Autor: Orlando Santos

Em, 18/12/2020