V I R A D A

SEMPRE [e bom tomar conhecimento de ideias e opiniões que conflitam com aquilo que cremos. Nada como um questionamento daquilo que jugamos prego batido e ponta virada. Verdade imutável.

Há um livro, vencedor do Prêmio Pulitzer de 2012, de autoria de Stephen Greenblatt, intitulado "A Virada" (o Nascimento do mundo moderno) que precisa ser lido por todos quantos são capazes de aceitar o conflito e debate de ideias e crenças. O autor narra a descoberta de um caçador de livros, Poggio Bracciolini, do livro "Sobre a natureza das coisas". Um poema, de Lucrécio. O livro na antiguidade, na idade média, numa época difícil mas também quando belas obras e arts foram elaboradas. O livro de que falo é extraordinário, nao para anular a nossa fé, mas ara nos questionar. Vou apenas alguns drops:

"O universo não tem um Criador ou um Projetista. As próprias partículas foram feitas e não podem ser destruídas. Os padrões de ordem e desordem do mundo não são produto de algum esquema divino.A providência é uma fantasia.

"O que existe nao éa manifestação de um plano maior ou de algum design inteligente inerente à própria matéria. Nenhum coreógrafo Supremo planejou seus movimentos, e os elementos que formam as coisas não tiveram uma reunião em que decidiram o que iria criar ou que lugar.

Mas [é só um aperitivo, é preciso ler o livro. Mas só aqueles que não temem o questionamento da fé. Eu acho que o nosso Richard Foxe já leu esse livro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/01/2021
Código do texto: T7155116
Classificação de conteúdo: seguro