Protejam as pessoas dos grupos de risco

O horror que estamos vendo em seu início na cidade de Manaus não é apenas um mau presságio, mas também uma possibilidade concreta de futuro a ser evitada a todo custo. Na primeira semana epidemiológica de janeiro registramos mais casos de Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia. No Rio Grande do Sul estamos em nosso pior momento e, na Região Carbonífera, pela primeira vez notificamos uma morte diária por 14 dias, desde 1ª de janeiro.

Se a coisa degringolar com essa nova mutação do coronavírus, o B117 - que se especula ser um dos causadores do rápido caos no Amazonas - não haverá leito de UTI que chegue e o sistema poderá colapsar. Logo, ele não pode circular e chegar aqui durante essa alta crescente de casos, seria uma tragédia. Como não fizemos a nossa parte nas festas de final de ano, isso tudo, em Manaus, gerou uma tempestade perfeita, colapsando pela segunda vez a rede hospitalar daquela capital. Aliado a isso, minimização, negacionismo, inversão de prioridades e inépcia governamental.

Protejam as pessoas dos grupos de risco, principalmente os idosos. Até a vacinação iniciar nos dias 20 e 25, não haverá outra forma de proteção eficaz além do isolamento social e da máscara, situação que permanecerá mesmo com a imunização da população em andamento. Demonstrem consciência social e humanidade, é o momento para isso. Se o que acontece em Manaus não nos trazer empatia e solidariedade, nada mais trará. E caberá a questão: que tipo de sociedade cruel nos tornamos?

Abaixo deixo link para a mais recente live do microbiologista Átila Iamarino no You Tube. Recomendo que assistam atentamente, ele esclarece o que está acontecendo no mundo e no Brasil neste momento, diz o que esperar das vacinas e quais cuidados devemos tomar.

Bom final de semana para todos. Cuidem-se e fiquem com Deus.

Live You Tube, 12.01.2021. Novas variantes e novas vacinas - por Átila Iamarino: https://www.youtube.com/watch?v=LtjBFzTEO_k