Sextando... Os Estragos da Covid-19 no "Pulmão do Mundo"

A Amazônia equivocadamente durante muito tempo foi considerada como "o pulmão do mundo", sendo que nove dos vinte e seis estados brasileiros fazem parte da chamada Floresta Amazônica...

Será que foi justamente por causa disso que a Covid-19, que sabidamente é uma "Síndrome respiratória aguda grave", resolveu testar força dessa sua pandemia justamente aqui no Brasil, começando por atingir justamente essa grande área desse 'pulmão' chamado Amazonas?

Como esquecermos daquela dantesca cena ocorrida naquele final de abril do ano passado, na capital amazonense, quando se viam tratores abrindo valas comuns, uma do lado da outra como se fossem centenas de covas coletivas, para poder dar conta do número de mortes pela Covid-19?

Mas parece que os empresários e comerciantes de lá tem memória fraca, já que se esqueceram rápidamente daquelas cenas e criticaram duramente o governo local por ter publicado poucos dias antes do final do ano passado um decreto estadual que proibia a abertura do comércio não essencial por 15 dias naquele final de ano, decreto esse que tinha por objetivo frear a alta de casos e de internações e mortes por Covid-19 .

Foi incentivado por eles que um dia após o Natal; na manhã do dia 26 uma multidão se reuniu no Centro de Manaus em protesto contra esse decreto estadual, gritando palavras de ordem e exigindo a suspensão do tal decreto, sendo que o resultado disso é o que o que hoje estamos presenciando; um verdadeiro caos na Saúde do Estado, com a capital amazonense passando por um aumento dramático no número de casos de internações e de mortes por Covid-19, visto que a média móvel de mortes só nesses últimos 7 dias já cresceu 183% , sendo que os seus hospitais estão superlotados e o que é ainda pior; FALTA OXIGÊNIO NAS UNIDADES DE SAÚDE, tendo o governo até que transferir urgentemente pacientes de Covid-19 para outros estados...

E agora? Com que cara devem estar aqueles que faziam parte daquela multidão que naquele sábado; 26 de dezembro de 2020, cantavam o Hino Nacional e gritavam palavra de ordem protestando contra aquele decreto que, se cumprido fosse, certamente hoje as coisas poderiam ter sido bem diferente?

Fato é que agora certamente não somente eles, mas todos os amazonenses sofrerão as consequências daquele inconsequente ato, já que Manaus terá medidas ainda mais duras de isolamento e até mesmo toque de recolher...

Não resta a menor duvida de que realmente está sendo muito grande e extremamente doloroso os efeitos desse estrago que a Covid-19 está causando nessa área brasileira do chamado 'pulmão do mundo'...