DOENÇAS EMOCIONALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Todo mundo sabe da existência e risco das DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis, como a AIDS, gonorreia, hepatite viral e sífilis.

Só que existe outra classe de doenças também passíveis de transmissão que pouca gente se dá conta.

A depressão, angústia, solidão, vingança, raiva, inveja, desilusão etc. que brotam da gente podem ser passados a outro (ou outra) fácil, fácil.

Basta expressarmos esse sentimento a granel, sem filtro, a toda hora, "cuspindo" emocionalmente através das palavras, do olhar, do descaso, da dissimulação e de outros canais que conhecemos tão bem.

Daí "contaminaremos" na mesma hora, inclusive, quem queremos bem e não gostaríamos de fazer nenhum mal.

Para essas DETs não há, e nem nunca haverá, vacina ou antídoto.

Só existe um jeito de dar um fim nessas pragas infernais: basta tomarmos cuidado com a expressão dos sentimentos sombrios, das verdades bizarras da alma, dos encardidos do coração.

Daí acabarão as DETs e todo mundo ficará mais feliz, mais leve, mais zen.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 17/01/2021
Reeditado em 15/05/2021
Código do texto: T7161991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.