É cuidando que se entende

Houve época em que se usava muito a expressão “é conversando que se entende”; inclusive, nos dias de hoje, ainda se encontra na moda, o que na prática nem sempre corresponde. Basta um choque de opiniões para que um diálogo, ou até mesmo uma amizade, seja desfeito.

Parece brincadeira, mas é a mais pura da verdade. Além das crises provocadas por estes tempos de pandemia, o que mais presenciamos são problemas no campo da comunicação, principalmente pelas redes sociais, onde a intolerância ocupa o seu espaço indevido e inoportuno.

Logo, a expressão “é conversando que se entende”, a meu ver, não anda funcionando, com eficácia, em meio ao cenário de intolerância que testemunhamos no dia a dia; diante das ideias e das práticas preconceituosas; e da falta de cuidado que muitos estão tendo consigo mesmo e para com o próximo, ou companheiro de caminhada.

Então, caríssimo leitor, precisamos modificar a referida expressão para a seguinte forma: “é cuidando que se entende”.

Eh! É isso mesmo! É cuidando que se entende; pois, nestes tempos de pandemia e demais tipos de crises, pelos quais estamos passando, é o que mais deveria se importar. Deveríamos estar aproveitando o ensejo destes momentos da nossa história para aprendermos a cuidar, pelo menos, de nós mesmos, ou que cada qual aprenda a cuidar de si mesmo, adotando os devidos cuidados preventivos contra esse tal vírus que só de ouvir falar o nome dele já nos causa um mal estar daqueles.

Diante da falta de consciência de muitos que acham que não vale a pena usar máscaras, nem evitar aglomerações, nem manter o distanciamento nas conversações, e ainda fazem campanhas contra a vacinação em voga, é necessário que aprendamos cada qual a cuidar de si mesmo, ou seja, pelo menos cuidar de si mesmo.

Quem sabe, cada qual cuidando de si mesmo, num treinamento constante, essa ideia se espalhe em vibrações, inclusive nos corações dos imprudentes e dos negligentes, e todos aprenderemos a cuidar um do outro, e juntos venceremos estes tempos de crises pelos quais todos nós estamos passando; pois, com certeza, é cuidando que se entende.

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 22/01/2021
Código do texto: T7166073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.