VINTE ANOS DE ROMARIA
AO SANTUÁRIO DE APARECIDA


 Vamos contar uma bela história da Paróquia São Francisco de Paula OM,  na Barra da Tijuca com
inúmeros capítulos de fé, esperança e amor, vividos por cada um de nós do grupo 
da Pastoral da Catequese:
Tudo começou em 1994.  quando  pensamos num projeto de começar a participar da Romaria Arquidiocesana do Rio de Janeiro a Aparecida do Norte.               
A catequista e Coordenadora Terezinha e muitos catequizandos com suas famílias e catequistas,  durante alguns anos, foram  a noite e sem padre.  O grupo levava o almoço que era um gostoso lanche preparado por cada um.  Era muito difícil carregar todas as sacolas, mas era divertido o nosso piquenique comunitário.      Após alguns anos, começamos a ir de véspera e ficávamos numa Hospedaria. Neste momento já tínhamos a companhia de um sacerdote. O ano de 2000 chegou e Terezinha mudou para a Tijuca. A catequista Mercedes assumiu um segundo ônibus. Sendo que um saía da Tijuca e encontrava o outro na Barra.
Em 2005,  o ônibus  da Noite que foi o primeiro,  voltou a participar,  com um novo coordenador, o catequista  Marinho.
Depois de alguns anos, mais um passo. O ônibus da noite passou a se encontrar conosco no Hotel Graal, para o estacionamento e duas refeições: no Café da Manhã e no Almoço, além de voltarmos os 3 ônibus juntos para o Rio, sem antes visitarmos o Porto de Itaguaçu ou o Mosteiro da Sagrada Face, ou um outro lugar ali por perto que estivesse na programação. 
Revelações de Deus aconteciam, mostrando para nós, que a Romaria era uma pastoral abençoada. Os desafios sempre foram muitos, mas o crescimento espiritual dos romeiros também porque Maria nos inspirava a cada ano com suas bênçãos, especialmente  durante os 4 meses de preparação, de maio a agosto, porque a Romaria acontece, todos os anos,  no último sábado de agosto.          
Nosso lema: Vamos a Jesus por Maria!
Procurávamos  fazer da Romaria um momento de comunhão, integração, alegria, oração e estudo. Um Retiro verdadeiro, onde todos se enchiam das Graças recebidas no Santuário e no Caminho
. De Integração porque participavam várias pastorais e também acontecia o Amigo Oculto de Oração.
De Alegria porque fazíamos dinâmicas para recordar e aprender, com direito à prendas.
De comunhão e Ação de Graças a Deus na presença à Missa celebrada no Santuário junto com toda a Igreja do Rio.
A oração do terço era rezada na ida e na volta, com cantos e orações.
Mais um passo:  E  veio o Café da manhã preparado com muito carinho, pela Mercedes e suas colaboradoras e entregue na hora da chegada dos romeiros, armazenados numa sacola pensada conforme o tema que a Campanha da fraternidade indicava para a vivência da Igreja,  naquele ano.  Esta sacola  era uma  lembrança da Paróquia para os Romeiros e outras pessoas envolvidas.  
Assim era a Nossa Romaria,
um "Momento de Eterno", 
como costumo chamar.
Nestes 20 anos, foram oferecidos a Maria, a meditação dos 20 Mistérios do Rosário. Vida vivida por cada romeiro, na Alegria, na Luz, na Dor e na Glória. 
E hoje queremos agradecer aos Padres da Ordem dos Mínimos: Frei Dino, Saturnino, Pasquale,  Frei Antonio Laine, Frei Moraga  e    outros que  posso estar esquecendo, que nos acompanharam  e aos Coordenadores: Mercedes e Theresinha Ferreira, Carlinhos e Graça, Marinho e Carlos Alberto e Inclusive à Thereza Soares e José Cancio, da Tê Turismo, que em  alguns  momentos nos ajudaram  e especialmente  na coordenação do único  ônibus,  na Romaria especial de 2007, quando da visita do Papa  Bento XVI, para a canonização do santo brasileiro, nosso querido Frei Galvão.  Nesta Romaria ficamos quase uma semana em Aparecida com  o acompanhamento espiritual do Frei Moraga que fez uma Via sacra saindo da porta do Hotel e percorrendo em procissão até o Morro do Cruzeiro, acolhendo as pessoas do caminho que quisessem  rezar conosco. 
  Inesquecível este momento de eterno! 
   Dito o SIM ao chamado, nunca pensávamos no caminho a ser percorrido. Basta a nossa Boa Vontade e a Graça de Deus completa tudo. Somos apenas barro nas mãos do Oleiro.
Neste momento de  despedida de mais este envolvimento paroquial, quero agradecer a Deus todo o carinho, a ternura , a ajuda de toda a Paróquia e de todos da nossa família, meu esposo e filhos.
N este ano de 2014, não pude acompanhar a 21ª Romaria porque estava participando de uma outra Peregrinação  Mariana.  Fui aos Santuários de Lourdes e da Medalha Milagrosa, na França, onde Rezei muito por cada um dos romeiros que participou, participa e participará desta Romaria.
De Todo o meu coração agradeço a Deus Trino e a Virgem Maria por me permitir esta experiência maravilhosa de viver um pouquinho do Céu na Terra. Amém
Terezinha, 26/01/2021

 
Observação:
Este texto  no seu original era um Acróstico,  escrito em 30 de agosto de 2014, dia da 21ª Romaria ao Santuário de Aparecida da Paróquia São Francisco de Paula OM,  onde a cidade do Rio de Janeiro, participou com mais de 2500 ônibus, sendo que na transcrição para este espaço o Acróstico não aconteceu, ficou trasfigurado,  sendo então  adaptado para esta crônica. Obrigada! 

                 
Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 26/01/2021
Reeditado em 27/01/2021
Código do texto: T7169019
Classificação de conteúdo: seguro