Entre a Separação e a Sobrevivência 

 

Foi preciso acordar de madrugada e sair pelas estradas envolvida numa longa jornada de inverno. A vida se contorcia numa seção de tristeza que só um coração sabia. Não tinha vida no relógio, nem cores nas paredes existiam, não tinha musicalidade nas palavras que das bocas saiam.

A dor corroia o pensar que a muito sucumbia e só havia mal estar no sobrado onde todos se perdiam. Tudo ali sufocava, ofuscava qualquer menção de alegria, de viver verdadeiramente.

Nada podia ser feito pois só a um pertencia o domínio e esse monopólio feria a civilidade dos demais. Assim era para Carla  mulher, mãe de sete filhos insistir em viver alimentando uma situação insustentável.

Todos os dias o desamor, o vício, o escárnio batia em sua porta  através do homem que ela acreditava ser o homem da sua vida. Quantas mulheres passam por isso, se perguntava. Rafael era o seu grande amor, já fazia parte da sua história a muitos anos, só que foi mudando ao longo do tempo por ter se envolvido com pessoas inescrupulosas.

Num total desespero sai porta fora com sete filhos sem saber na verdade o destino a tomar, alem de se encontrar doente e fragil. Só queria se livrar da fome, das drogas, do descaso que sofria na companhia do seu amado. Devia isso aos seus filhos que esperava dela uma atitude que os tirasse daquela situação. 

Vida que segue e com ela não seria diferente. Conseguiu se alojar no galpão conjugado a casa de uma amiga, num outro bairro distante do tumulto da cidade. Deixou as crianças com a filha mais velha de 12 anos e foi em busca de emprego. Outra dificuldade que teve que encarar pois anos e anos sem trabalhar fazia com que as pessoas não acreditassem na força do seu trabalho.

O dinheiro que tinha estava escasso e mesmo que pedisse pensão para os filhos iria demorar. A justiça é morosa mesmo nesses casos. Então resolve comprar um fogão usado e começa a fazer bolo pra vender, cocadas de coco mole, vender roupas e lutar para sobreviver mesmo sem ter certeza do futuro por está doente. 

A muito vem sendo vítima de uma doença traiçoeira que a  consome, mas ela tem que ser forte precisa lutar para criar seus filhos. O seu tratamento tem sido negligenciado, pois não há recursos para viabilizar o processo. 

Mas essa mulher é forte e continua na luta fazendo os filhos estudarem , alimentando-os e sem desfazer de nenhum. A amiga que a principio ajudou-a nessa iniciática e renovação de vida tem apoiado como pode, e a inscreve nos órgãos de assistência social, onde vai ter direito a bolsa família, feiras básicas,  ações do momento. 

Quanto ao ex-marido abandonou de vez a família a se perder pela vida afora. Dessa forma tudo ficou pra trás e Carla mulher e mãe se dedicava cada vez mais aos filhos e a cuidar da sua doença como podia. As vendas estavam dando certo.  Mas não conseguia fazer as entregas sozinha pois cada vez estava ficando frágil, debilitada com o tratamento que recebia. 

Bem, a Carla estava com leucemia e vinha resistindo sem entender como. O sofrimento era grande, mas os filhos dependiam dela e então não podia fraquejar. Pediu ajuda a um amigo que fez na vizinhança para ajudar na entrega dos bolos. Com essa ajuda teve maus tempo para iniciar uma série de salgadinhos e docinhos de festa. 

Em dados momentos a fraqueza a dominava mas a filha ao ponto que crescia ia ajudando mais e mais à mãe na confecção dos docinhos e salgados. Sem que se desses contas foi assim desenvolvendo um trabalho o qual um ajudante ao desse conta, e teve que contratar mais uma pessoa,  outra pessoa e o negócios de vendas foi crescendo ao ponto de se tornar uma pequena fábrica de doces e salgados. 

Os filhos crescendo, a saúde dela tendo solução fez com que  houvesse  mais condições de comprar o galpão e fazer dali uma grande fábrica de doces, como fazer um primeiro andar  para ser o seu próprio lar.

Nem sempre é possível para as mulheres vítimas de um casamento fracassado conseguir ter garra suficiente de enfrentar a vida sozinha, como a Carla e outras tantas mulheres .

Mas aí está a prova vital que existe muitas maneiras de recomeçar condignamente a vida, mesmo enfrentando inúmeras dificuldades como ela enenfrentou. Há com certeza muitas outras Carlas que enfrentam o  dia a dia como ela enfrentou.