As cores do mundo

Aqui há dias, ao passear o cão, encontrei um amigo um bocadinho mais novo do que eu(acabou de fazer 20 anos). Enquanto os cães faziam o que nos fez sair à rua, conversámos. Percebi que ele precisava de um conselho e decidi dá-lo:

-Não sou ninguém para te dar conselhos, a não ser um: da vida procura ficar apenas com as partes mais belas, esquece as amargas; por muito que venhas a passar, por muito mal que te façam,retém apenas o belo de tudo isso, se não o fizeres chegas aos 30/40 uma pessoa amarga, e na velhice vais ser um daqueles velhos chatos e ácidos que ninguém gosta de aturar.

Encara pois a longa vida que tens pela frente com um sorriso, porque tudo vai parecer mais leve, tudo vai ser de facto mais bonito porque, muitas vezes a realidade é aquilo que fazemos dela, assim, vires o mundo a cores, ele será colorido, se o vires cinzento ele será cinzento.

Ele sorriu e despedimo-nos com um toque de cotovelo até à próxima ida dos bichos ao WC.

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 23/02/2021
Reeditado em 23/02/2021
Código do texto: T7191245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.