A MEDITAÇÃO

Estou fazendo meditação.

Depois de saber dos inúmeros benefícios que as técnicas meditativas promovem para o corpo e a mente de quem medita resolvi também praticar esta prática milenar.

Meditação faz bem pra tudo. Reduz o estresse , trata a depressão , controla a ansiedade , desenvolve o foco e a concentração , melhora a memória e nos leva a tão esperada paz interior. Ultimamente meu interior se encontra em guerra permanente.

Até então não sabia exatamente do que se tratava. O raciocínio é simples e convincente.

Nossa mente é um furacão de ideias que não pára nunca de pensar. Mas este não é o problema , pensar não é problema , o problema é no que pensamos.

Não sei se você já reparou , mas nós passamos o dia pensando em acontecimentos do passado ou que ainda estão por acontecer. Veja bem , em seus pensamentos ou você está pensando nas coisas que fez ontem ou naquilo que terá que fazer amanhã ou na semana que vem. No boleto que vai vencer daqui a três dias , na reunião na escola do seu filho marcada para próxima quinta-feira , naquela conversa que você teve ontem com aquele seu colega , naquele churrasco do domingo que foi tremendamente gostoso e que você está planejando repetí-lo domingo que vem.

Nunca estamos no agora , no presente.

Pois é , minha gente , meditar é pensar no presente. Deixar as coisas que já aconteceram ou aquelas que ainda estão por acontecer de lado e fixar o pensamento no presente.

Para este intento , nada fácil por sinal, existem várias técnicas e dicas.Uma delas é concentrar-se na sua respiração.

Ao invés de pensar em boletos , horários , compromissos , escola de filho , a expulsão injusta do Rodnei, mantenha seu foco no ato mais básico de todos os seres humanos: Respirar.

Simples? Nem tanto.

Mas como diz o pensador:

“O pensamento é instável como uma pena solta ao vento , não sabemos a direção que ela irá tomar”

(no caso o pensador sou eu mesmo (eu adoro as frases que eu crio))(os dois “fecha” parênteses estão ali porque eu abri um parênteses dentro do outro, coisa de mestre!!).

Estou fazendo exercícios de meditação diariamente . Comecei com 3 minutos por dia , parece pouco , mas 3 minutos observando a sua própria respiração é algo interminável. Eu respiro em média 16 vezes por minuto , 48 vezes no total. Parece , mas não é fácil não.

Por isso comecei com poucos minutos diários. Mais alguns dias passarei para 5 minutos , quem sabe mais para frente 10 , 20 e chegar aos incríveis 30 minutos de meditação.

Basta começar. Inspira , expira , inspira . . .