Provérbio Tupiniquim?

“SE A VINHA ESTIVESSE PROTEGIDA DE SEUS PRÓPRIOS GUARDAS, PRODUZIRIA TONELADAS”!

(Provérbio – antigo e irônico - que denuncia os que se aproveitam de uma “função social” em proveito próprio.)

E você? O que diria se eu afirmasse que este provérbio teve sua origem aqui mesmo, em terras tupiniquins?

Ficaria chocado (a)? Ah! Claro que não! Aliás, tenho certeza absoluta que não!

Afinal, está aqui em nosso "recanto", pessoa inteligente e bem informada que é.

E..

Se quiser, fique à vontade para traduzir “samba” por “molejo”, “ginga”, “malandragem” ou qualquer outro substantivo ou gíria que lhe convier.

Sei que ao fazer isso, você não cairá na tentação de afirmar que está justamente aí a origem do tal provérbio...

Pois não associa a sua “ginga”, e muito menos a sua “malandragem”, com aquela lei já mundialmente famosa que diz assim: “tenho de levar vantagem em tudo”!

Sim! Aquela mesma. A “Lei do Gerson”, que definiu o tal “jeitinho brasileiro”.

Não! Você não!

Não fará tal associação...sabe que isso é coisa para “anões” - os do congresso -, “vampiros” e “sanguessugas” – que não são de Hollywood, mas se acham o sucesso...

Para banqueiros montados em suas “bestas” vorazes, aquelas mesmas que “devoram” o seu pequeno saldo, dia após dia, enquanto recitam sem parar: “Venha a mim o vosso reino...venha a mim o vosso reino”!

Para os monopólios da informação, cuja diretriz primeira é: “O que os olhos não vêem, o coração não sente”! (E a população não sabe!)

Para alguns “governantes e seus opositores” – que ao subir as escadas do poder deixaram de ser “farinha” – e hoje são “quadrilhas do mesmo saco”!

Não! Você Não!

Sabe que sua “ginga” está mais para aquele provérbio que diz: “se caíres 7 vezes, levanta-te 8”! E seu “molejo” mais para “mate um leão por dia”!

Ou seja:

Sua sobrevivência!

Você...um (a) sobrevivente!

Acompanhado (a) por tantos outros como você, que não debandaram para o “lado negro da força”!

E súbito, você descobre a resposta sobre a origem daquele primeiro provérbio antigo e irônico, referente aos “guardas” que, devendo proteger, saqueiam e roubam. E a resposta é: A origem está nas pessoas!

Sim! Parabéns!

É isso mesmo! A origem está nas pessoas, em suas escolhas. Nas más escolhas que fazem, quando decidem “tomar” o que não lhes pertence, quando decidem “ser” o que não são e pior ainda, quando “decidem decidir pelo outro”!

E então você chega à triste conclusão de que: não existe um “país” que “rouba” o que é seu, mas que existem “pessoas” que “roubam” o que é de um “país”!

E você finalmente “absolve” o Brasil.

Sabia decisão: Não é o lugar o problema, como já vimos. Até mesmo porque o “tal” provérbio antigo e irônico foi criado muito antes de Pedro Álvares Cabral desembarcar nestas terras!

Muito, mas muito antes da Lei de Gerson ou do próprio Darth Vader!

Trata-se de um provérbio da cultura árabe, muito mais antiga que a nossa.

E sei que ao te passar essa informação, não minarei sua fé no amanhã, nem afetarei sua crença nas pessoas como você, que sim, acreditam que “valem mais dois pássaros voando, que um preso que não pode cantar”!

Porque você, pessoa inteligente e bem informada que é, sabe que para todo problema complicado, geralmente há uma resposta simples:

“SE AS PESSOAS FOREM O PROBLEMA, ENTÃO TAMBÉM SERÃO A SUA SOLUÇÃO”!

Ps. Divulgue para o maior numero de ”PESSOAS”. Faça sua parte! Para que elas nas próximas eleições ao menos tentem descobrir “quem” são as “PESSOAS” em quem vão votar!