Assunto Proibido

A conversa está boa, as ideias estão batendo e chega ao ponto duma sintonia de um completar o que o outro está dizendo, mas de forma intencional ou não alguém evoca um assunto proibido, ai já era a sintonia. A feição simpática torna-se um azedume sem igual. O culpado pelo clima até pede desculpas mas também diz que não dá para fugir sempre do assunto. Agora não, agora não, vamos retomar o que estávamos conversando. Eu que não quero agora, até outro dia. Despede-se e a indigestão não demorará a vir.

Se tem uma profissão que é especialista em trazer assuntos proibidos à tona é o de jornalista. Ainda bem que eles existem, caso contrário o assunto proibido viraria assunto esquecido evoluindo para nunca ter existido. A insistência em bater na mesma tecla é difícil, mas enquanto a pessoa que evita um assunto da qual ele é protagonista ou uma simples testemunha não se esclarecer, a questão não se dará por encerrada. Não precisa dizer nomes, acontece com qualquer um, mas a classe política é especialista e com certeza eles devem detestar quando estão numa coletiva para inaugurar uma obra x e o santo jornalista evoca um assunto pendente que já dura dois anos. Deixar no vácuo, xingar não resolve. Precisa voltar ao assunto e esclarecer ai o “chato” do jornalista vai parar.

Segredos de família também geram assuntos proibidos. Sempre tem um sem noção, muitas vezes é um novato, um namorado da filha que fala daquele assunto que ninguém quer falar para o bem de todos. No ambiente de trabalho também surgem tensões quando alguém lembra que a equipe não está fazendo o que deveria fazer, mas que já era de comum acordo. O assunto vem, todos discutem, questões políticas e ideológicas aparecem e ai já viu.

Alguém me contou que certa vez num voo do Rio de Janeiro a São Paulo vários assuntos proibidos foram evocados, por pessoas diferentes. O clima ficou tenso, inclusive na cabine piloto e co-piloto discutiram questões que estavam em aberto. Houve turbulência total. Ocorreu que todos os assuntos foram postos às claras e os assuntos foram encerrados. Depois disto o avião pousou tranquilamente. Voo e assunto concluído com sucesso.

16/03/2021

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 16/03/2021
Código do texto: T7208341
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.