Covid convida a refletir.

Há cerca de um ano surgiu a necessidade de repensarmos hábitos, quereres e até crenças. Quantos planos sólidos migraram para um status etéreo? Ouvimos no decorrer deste contundente 2020, que mudaríamos, que os conceitos seriam refeitos, e que lamentável seriam as personalidades que entraram e saíram disso sem qualquer mutação.

Pois bem, não de repente as estatísticas ganharam corpo, nome e sentimento em nossos aplicativos sociais, pessoas adoecidas e pessoas que se foram. E agora?

Bruno economiza para sua viagem ao Chipre, conhecer praias e vinícolas, se viu repensando em trocar os pisos da casa dos pais e instalar barras de apoio. Lucília abriu as torneiras emperradas de suas aplicações e investiu na sacada gourmet que tanto admirava nos apartamentos alheios. Ambos se questionaram sobre o valor real do monetário que por si só não agrega satisfação à vida. Descobriram durante o compulsório isolamento social, a importância de sentirem-se bem onde precisam estar, e não em sonhar apenas com o bem-estar vindouro. Para estes chegou a era do fazer acontecer do jeito que dá! Já para Jurandir a lição é, lamentavelmente, um tanto mais dura: conviver e sobreviver com o numerário já escasso. Silvio reclama da passividade social perante um governo que não o representa, enfim convenceu-se com os argumentos de um amigo que prega a necessidade de todas as lições para o crescimento de pessoas e nações. Encerro ainda com Vitória que ao ser comunicada sobre um amigo de saúde frágil que contraíra covid, acordou para um presente que há meses ensaiava comprar, mas optou por aguardar pelo aniversário, hoje acompanhando o roteiro do frete anseia simplesmente pela oportunidade incerta do destinatário usufruí-lo.

Causos e fatos que o WhatsApp nos traz em um momento atípico e transformador para tantos, nos levando a questionar a ausência de alguns, assim como a importância de nossa própria presença. Mudamos ou apenas nos adaptamos? Mudanças reais ou remanejamentos temporários? Não posso afirmar que seja sinal de evolução, fechar este ciclo de uma forma diferente daquela como um dia se definiu, mas acredito que realmente seja um desperdício vivenciar este momento sem ao menos questionar seus valores ou prioridades.