Padre por Acaso

A propósito do comentário que fiz no texto de José Lourenço Florentino, sobre a história de padre, resolvi trazer para aqui uma que provavelmente é inusitada. Nos velhos tempos, até por questões econômicas, os pais desejavam mandar seus filhos para o Exército ou Seminário, como forma de educá-los sem custos financeiros. Já havia escolhido qual dos filhos iria ao Seminário. Na semana da viagem, eis que o indicado cai de um jumento e quebra o braço. Como já havia combinado com certa pessoa que o levaria à capital do estado, resolveu mandar um irmão em seu lugar. Se, com ou sem vocação, o certo é que teve boa projeção na carreira sacerdotal, chegando a Monsenhor, muito bem aceito pelos paroquianos, até o seu cinquentenário, cuja festa do Jubileu foi um evento muito bem comemorado por toda a comunidade, ainda no mesmo bairro onde tudo começou.

E, coincidência ou não, o irmão que tinha sido indicado em primeiro lugar, ali estava presente comemorando suas bodas de ouro. Ou seja, um com cinquenta anos de vida sacerdotal e o outro de vida matrimonial. Se os papéis foram trocados, o certo é que os dois estavam muito felizes. Foi um festão, e eu ali me fiz presente a convite dos dois.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 21/03/2021
Reeditado em 21/03/2021
Código do texto: T7212359
Classificação de conteúdo: seguro