REFLEXÃO EM TEMPO DE PANDEMIA
Guida Linhares

Às vezes parece que estamos vivendo num lapso do tempo, em que não sabemos como será o amanhã, já que hoje tanta gente está perdendo a vida, destruída por um inimigo invisível, sorrateiro, cruel e amplamente democrático porque atinge a todos indistintamente: ricos, pobres e remediados, cerceando a liberdade, limitando as demonstrações de afeto, proibindo os momentos de felizes encontros familiares e amigáveis.
Hoje na fila do caixa, uma pessoa dizia que só os ricos estão se dando bem, e que os pobres estão morrendo à míngua! Ia responder mas olhei as compras da pessoa e entendi que ela pode comprar e tem gente que não tem o que comer.
Na saída havia uma mulher pedindo ajuda! A pessoa colocou as compras no carro e foi embora, indiferente ao apelo tão visível quanto doloroso.
Fiz a minha parte e vi lágrimas nos olhos da mulher e a frase "Deus te pague"!
Vim pelo caminho refletindo sobre este momento e percebi que todos temos parte nesta maratona pandêmica, uns dentro de suas casas, outros saindo forçosamente ao trabalho, tantos outros nos serviços de saúde tentando salvar vidas, e uma boa parte precisando de vagas para internação e utis, e não sei até que ponto ricos e remediados seriam privilegiados ou não!
Enfim espero que não sejamos todos passageiros de um Titanic que prometia ser o mais luxuoso e mais seguro transatlântico do mundo, afundado depois de quinze dias de navegação, em pleno Atlântico Norte!
Pessimista eu? De jeito nenhum. Gosto de Ariano Suassuna, onde ele diz: “ O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso .”
Sou uma realista esperançosa sim! E vamos em frente, um dia de cada vez, abrindo os braços na proa do Brasil, rogando aos céus o fim desta praga e um melhor entendimento geral e irrestrito de todos: governantes e população! Vacina para todos! 

Santos/SP/Brasil
25/03/21
<><><>