A Transformação é Constante

Sempre que aqui abordo o tema mudança, transformação, cito o filósofo Heráclito, que dizia que " a única coisa que é permanente é a própria mudança". Tudo está em constante transformação, assim como o rio, que a cada instante, em razão de sua correnteza, a sua água já é outra.

Recentemente, num livro de uma psicóloga, vi uma abordagem interessante, que fala como as pessoas, no intuito de serem boazinhas, simpáticas, agradáveis ou até hipócritas, dizem com outras, mesmo depois de muito tempo de terem visto: "mas você não mudou nada, continua do mesmo jeito."

Ora, como não mudou?

E o bom é que tenha mudado mesmo, pois isso é uma consequência da própria vida. Até as nossas células, num determinado tempo, já serão outras. E, em termo de educação, é bom que também tenhamos mudado. Precisamos ser moldados para o presente. Até as pedras devem ser polidas.

O próprio Freud dizia que "a educação refreia o instinto". Ninguém que ser a massa bruta, quer que ela seja transformada em delícias.

Então, que aceitemos a mudança como um prêmio da natureza.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 30/03/2021
Código do texto: T7219402
Classificação de conteúdo: seguro