Ex-asno

Lembro de ouvir minha mãe dizer, quando me comprava cadernos, que era para eu 'desarnar'. Pelo contexto, desarnar significava aprender, ganhar instrução. Ela, na sua sabedoria, apesar de mal saber escrever o próprio nome, reconhecia o valor das letras. Cresci, tomei gosto pelos livros, tornei-me professora de português. No afã de parecer culta, abracei a variante urbana da língua,  mais prestigiada, e fui abandonando meu léxico familiar, as palavras aprendidas em casa, antes da educação formal. Desaprendi a dizer "menino desarnado", para elogiar uma criança inteligente; desaprendi a gritar "avia!", quando queria apressar alguém; desaprendi a reprimir o "serte" das crianças que enfiavam o dedo no nariz. Envergonhava-me de falar assim, seria como desvelar minha origem rural, menina do interior.

A idade chega, a maturidade vem junto (ou não!), e fiz o caminho reverso rumo à linguagem da minha infância, redescobrindo a beleza daquele vocabulário do qual, anos antes, eu me envergonhava. Lendo Machado de Assis,  encontrei 'sestro'  em suas linhas, e, pelo contexto, aquele sestro do Bruxo era o mesmo 'serte' de minha mãe, quando reclamava da minha mania de comer arroz cru. Na mesma toada, redescobri 'tisna' e o padrão da troca entre os sons de 's' e 'r'. Minha mãe não aceitava panelas 'entirnadas'. Era preciso 'ariá-las' bem, não mais na areia, pois já usávamos o famoso Bombril.

Para minha alegria, a palavra "desasnar" surgiu em uma leitura*, aqui no Recanto das Letras, e me arrancou um largo sorriso quando adivinhei a sua óbvia formação: deixar de ser asno, ganhar conhecimento, educação. É o mesmo 'desarnar' de minha mãe. Hoje, fiquei mais desarnada, digo, desasnada. Menos ignorante, menos asno. Até o "sê feliz" que minha avó usava quando nos despedíamos e pedíamos a bênção, voltei a usar! Eu é que na minha condição asinina não atentava para a beleza daquele imperativo afirmativo na segunda pessoa do singular.

*Agradeço à professora e poetisa Maria Augusta da Silva Caliare pela inspiração de hoje cedo, quando li o texto "Palavras difíceis e seus significados".

Miss Araújo
Enviado por Miss Araújo em 28/04/2021
Código do texto: T7243579
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.